Todo opressor já foi oprimido, mas nem todo oprimido se torna um opressor.
Creio que sinta desejo, mas luta contra esse instinto.
29/02/2024 23h37
acho essa frase um lixo e pra mim não faz sentido
anônima
29/02/2024 23h37
Eu acho que eles conseguem. Todo opressor já foi um oprimido.
29/02/2024 23h51
Vale pra alguns, então concordo em partes.
eles respondem
01/03/2024 00h03
Tem que ler a frase completa. "Quando a educação não é libertadora". O que quer dizer? Que o oprimido não aprende a pensar além dessa dialética senhor-escravo, chefe-empregado, dominador-dominado. O topo da pirâmide pra ele é a posição do opressor, isso é o máximo que ele consegue sonhar. Nessa condição, tudo o que ele tem é inveja, ressentimento e desejo de vingança, de ter pra si o poder sobre quem o controla.

Mas quando a educação é libertadora, o oprimido pode pensar além disso, em uma nova forma de relação. Romper com esse círculo vicioso.

Os oprimidos, contudo, acomodados e adaptados, “imersos” na própria engrenagem da estrutura dominadora, temem a liberdade, enquanto não se sentem capazes de correr o risco de assumi-la. E a temem também, na medida em que lutar por ela significa uma ameaça, não só aos que a usam para oprimir, como seus “proprietários” exclusivos, mas aos companheiros oprimidos, que se assustam com maiores repressões.

Freire imortal em seus versos. Como continua atual...
29/02/2024 23h52
Oprimir os opressores
01/03/2024 00h06
acho que vc é oprimido
01/03/2024 00h09
O sonho do oprimido é justiça, só isso.