Toda vez que me sinto triste coração aperto não sinto vontade de ir na igreja
A maioria das pessoas (não é julgando) eles vão na igreja quando estão tristes no fundo do poço e eu sou ao contrário quando estou feliz sinto mais vontade de ir
Acho que falta o entendimento de que Deus é para o pecador, frágil e dependente ser humano, como o hospital é para o organismo. Ou seja, nós não vamos ao hospital por estarmos bem, ou só quando estamos bem, e sim o contrário, nós vamos justamente quando estamos mal, por estarmos mal, justamente para que lá melhoremos.
Da mesma forma, não podemos buscar Deus só quando estamos bem, é até mais indicado que, quanto pior for a situação, mais decidida a ir a pessoa esteja.
Ou, numa hipótese pior, você esteja pondo sua fé e perseverança na felicidade, sustentado sua permanência em Deus nas bênçãos obtidas, e não em Deus em si.
Reflita aí consigo mesma, e ajuste o que tiver que ser ajustado.
É normal perder a disposição pra fazer as coisas quando se está triste, e isso pode causar frieza espiritual, procure Deus mesmo não indo na igreja. Tenha fé que isso vai passar, seja paciente, é só um momento. Lembre-se o que Jesus disse: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês."
O ideal seria ir independente de como você está emocionalmente. É justamente nesse compromisso de fé que a experiência religiosa se concretiza em plenitude. A vida espiritual é tão ou mais árdua que ir para a academia, trabalhar ou estudar todos os dias, com sacrifício. Envolve domínio dessas inclinações que fazem a gente se ensimesmar.