a pessoa tem inveja de pessoas com uma boa condição social?

ou vcs tem outra opinião?

elas perguntam
4 2
eles respondem
anônimo
29/09/2017 18h09
O certo é que deveria haver um investimento maior nas universidades particulares por parte do setor privado. Dessa forma, quem tem condição de pagá-las, escolheria sem medo de uma qualidade inferior. E assim não haveria mimimi em relação aos mais abastados. Exceto, acho, que se a educação superior particular fosse melhor, da mesma maneira haveria mimimi dos que não conseguissem acessá-la por falta de recursos financeiros.

Quanto à pergunta, não sei. Edito mais tarde quando eu terminar meu raciocínio.
29/09/2017 18h02
Hoje em dia só faz faculdade quem não quer mesmo. Com tantas bolsas do governo, e planos baratos/acessíveis.
29/09/2017 19h22
Acho que esse papo de só não faz quem quer babozeira.
Estamos passando por um periodo de corte orcamentario no país, ou seja, bolsas e financiamentos do governo foram cortados. (FIES, PROUNI, CAPES, FAPESP, CNPq,CSF, etc)
E estamos passando por um periodo de grande desemprego, aproximadamente 13 milhões de pessoas (https://g1.globo.com/economia/noticia/desemprego-fica-em-126-em-agosto-diz-ibge.ghtml)

O que inviabiliza para muita gente fazer faculdade. Seja pro pessoal que esta tentando entrar em uma, quanto para aqueles que estao cursando.

AI temos outro problema: a elitizacão da educacão superior publica e a falta de recursos e qualidade nas instituicões de ensino superior privadas (aquelas mais acessiveis).

Gente rica gosta de status, e para voce ter status voce tem que estudar nas melhores faculdades, isto no Brasil significa as faculdades publicas, ou aquelas privadas de muito renome e que são bem caras (PUC, Mackenzie).
Os alunos mais carentes da rede de ensino medio publico, saem muito mal preparados para faculdades publicas e para passar nos vestibulares; e não tem recursos para as faculdades privadas de renome.

Assim, a grande massa de pessoas de baixa renda acaba indo para instituicões privadas que facilitam a entrada dos estudantes (praticamente nao existe vestibular), e facilitam a retirada do diploma, mas as condicões de ensino são muitas vezes mais precarias.
Ou seja o pobre acaba tendo que pagar por um ensino ruim, sendo que as vagas no ensino publico gratuido deveriam ir para eles.
E os ricos que poderiam fomentar e melhorar as instituicoes privadas com seu capital, vao para faculdades publicas e consomem o dinheiro publico.
O que gera aquele ciclo vicioso de: o pobre fica mais pobre e o rico fica mais rico.
Uma vez que quando o cara sai da federal ele possui mais chances no mercado de trabalho e quem sai da privada de baixa renda mal possui chances para alguns setores do mercado.
anônimo
29/09/2017 20h19
Pra isso Lula criou o ProUni, não são somente os ricos que fazem faculdade.
Mas o Temer e seus lacaios do neoliberalismo(lixo ideológico que prega o Estado mínimo) querem acabar com o acesso da população pobre à universidade. População pobre que paga mais impostos do que os ricos, então merecemos ir a faculdade sem custo.
elas respondem
anônima
29/09/2017 18h31
Tem faculdades a distâncias, tem várias opções. Só não faz quem não quer
29/09/2017 20h37
É inveja mesmo, amargura rs.