Precisamos falar sobre isso, pq chamá-lo de racista não seria uma crítica anacrônica? Você acha inadequado que ele tenha se referido os reis africanos mais antigos como "senhores absolutos de selvagens nus", quando ele afirma no fim do primeiro capítulo (volume I) que um camponês da Europa feudal vivia com mais conforto que esses reis africanos?

elas perguntam
3 3
eles respondem
09/03/2024 11h53
Se você pensar, nós vivemos melhores do que os senhores de engenho de antigamente. Os caras escravizavam os outros para ter conforto, só que só dava pra ter charrete e sofás.

Hoje qualquer pobre tem mais coisas que um rico da idade média kkkkkk

Se dependessemos do estado, ainda estaria na época feudal
09/03/2024 12h02
Conforto depende das condições materiais de seus tempos. Uma empregada, um entregador de comida hoje têm um celular mais poderoso que os melhores computadores dos milionários dos anos 90. Mas quem viveu melhor?

O rei africano não ralava tanto por dia quanto o camponês europeu, tinha quem ralasse por ele na base da porrada. Não é racismo, só é errado esse pensamento do Smith.
09/03/2024 13h25
Crítica anacrônica não procede. Há poucas décadas médicos fumavam em atendimento nos consultórios e hospitais, dirigiamos sem cinto de segurança.
É o que acontece quando boçais tentam patrulhar e enquadrar Monteiro Lobato e seu Sítio do Pica Pau Amarelo sob a ótica dos tempos atuais (em que claramente se observa racismo explícito e estrutural nos diálogos)
elas respondem
anônima
09/03/2024 04h57
Não sei te responder.
09/03/2024 12h04
Não sei se é racista, mas quando se fala de antropologia e das vivências e culturas não se deve dar uma opinião e considerar algo imoral ou não porque tecnicamente não é imoral onde essa pessoa teve que explorar e fazer o trabalho de campo/de observação.
(Edit: tanto que tem um monte de livros de antropólogos sobre locais em que eram praticados por exemplo canibalismo ou aquele local onde mulheres cortam parte da boca e colocam um prato lá, e em nenhum é falado do lado humano/moral etc sendo que na altura essas práticas ja eram imorais para maioria dos países/culturas/etc)

Logo linguagem como "selvagens" não se se deve ser adequada, se falarmos de antropologia.

Agora reis absolutos, fica algo difícil de saber, mas tecnicamente todos os reis (quando realmente reis tinham poder) eram absolutos, com exceção dos que "reinavam" com o clero...logo não tinha necessidade.

A comparação, não deve ser feita geralmente em antropologia, que eu sabia. Até poderia viver, mas mesmo assim não é algo que faça sentido em certos tipos de trabalho.
09/03/2024 13h11
Elitista com certeza kkkkk