Apesar de ser ateu não concordo com essa prática acho, um absurdo porem as pessoas tem liberdade de crença ,e estão no seu direito de adorar divindades da sua forma ,mas se perguntar concorda com essa prática eu não concordo ,e você
Era uma prática muito comum antigamente. Hoje acredito que são poucas religiões que ainda praticam esse tipo de ritual. No entanto há mais controle com relação a isso.
Se a gente for considerar só o critério de serem animais, seria hipocrisia dos carnívoros, uma vez que sacrificam animais para o consumo. Enquanto um sacrifica acreditando em poderes místicos on outro sacrifica acreditando nos benefícios nutricionais. Neste sentido quem está certo quem está errado? Complicado.
Sacríficio para orixá existe e o animal é morto de forma rápida, sem dor e a carne é aproveitada para alimentação. Nos matadouros são mortos de forma cruel somente para alimentação e nunca visaram o bem estar do animal. Um animal não pode ser maltratado para ser entregue para orixá.
Agora existem outros tipos de sacríficios, aqueles de magia negra que fazem o animal sofrer e não se preocupam com o bem estar deles.