Não, cara, nada a ver.
Isso é uma estratégia mercantilista, onde o governo impõe restrições à empresas estrangeiras com o objetivo de "proteger" o mercado interno da competividade de empresas de outros países.
No caso da China, os EUA tem também uma questão geopolítica. Os EUA não querem um concorrente pra eles, e ver a China crescendo e competindo, deixa os americanos putinhos, então a estratégia para tentar frear a China é usar a política do país, ou seja, culpando o país de espionar os cidadãos, como se os EUA já não tivessem feito isso, inclusive há pouco tempo atrás, Apple e Google foram "acusadas" de passar informações das notificações de seus celulares ao governo, e isso foi realmente confirmado depois, mas não deram tanta ênfase.
Por que o estado tem que regular o que alguém quer usar ou não?
Não é tão simples assim, não é tudo que dá para deixar na mão das pessoas, até porque empresas e governos de outros países são mais fortes do que pessoas individualmente, dai o governo deve entrar para, em tese, fornecer algum tipo de proteção às pessoas.
O estado é formado por pessoas da sociedade escolhidas por meio do voto para representá-las nas esferas de poder, a fim de criar regras, para que haja organização na sociedade. O problema não é a regulação, mas como ela é feita, desde que seja com critérios reais, palpável e não um monte de baboseira como ocorre nas formulações de leis no Brasil. Se o povo está insatisfeitos com as regras do jogo, basta saber votar, e mais do que isso, cobrar aqueles que foram eleitos.
Comunista por causa disso??? Me poupe.
"Por que o estado tem que regular o que alguém quer usar ou não?" - Pq as pessoas são retardadas e viciam por qlqr coisa, deixam qlqr porcaria influenciar em sua maneira de agir e o estado precisa intervir pra n começar a criar um pátria de doentes mentais.