1.54K  09/02/2018 18h35

Tem um ditado que diz que "se casamento fosse bom, pobre não teria direito", mas eu pretendo usar um argumento melhor rs.

Casamento tinha um propósito no passado, que era criar um vínculo legal e permanente (ou tão duradouro que na prática era permanente) entre um casal, para que os "direitos" de cada um sejam resguardados. Era mais um instrumento de proteção à mulher (pra ter assistência material) e à família da mulher (pra transferir o encargo de sustentar a filha para o marido), em uma época onde as oportunidades de ganhar a vida sozinha, para as mulheres, eram praticamente zero.

Casamentos, portanto, são contratos legais, para fins civis (questões de propriedade e sucessão). Era também muito utilizado para fins políticos (alianças entre clãs, entre famílias importantes, entre realezas, etc).

Atualmente, nada disso é mais necessário ou faz sentido. As mulheres são independentes e não precisam de maridos para assistência material. Casamentos não são duráveis. Não servem pra nada

eles perguntam
5 13
elas respondem
09/02/2018 16h50
No meu caso me casar tem haver com ética e moral religiosas.
anônima
09/02/2018 18h31
Para algumas mulheres serve como "status".
E mostrar para família que não ficou pra titia kkkk
anônima
02/10/2017 04h43
Casamento tem mais valor simbólico mesmo.
anônima
02/10/2017 02h14
É mesmo
eles respondem
02/10/2017 14h53
Beneficios de um bom casamento.

Constituir família, ter boa companhia de forma permanente e exclusiva, auxílio mútuo, construir um futuro junto de quem se ama, ter alguém que cuida e se preocupa com você, poder ser útil na realização plena de alguém, conhecer e ser conhecido de forma única, ter e ser o apoio do outro em momentos difíceis, poder ensinar e aprender com o cônjuge etc.

Solteiro você pode até tentar alcançar algumas coisas mas provavelmente vai conseguir no máximo vários relacionamentos frustrados que talvez leve parte do seu dinheiro com pensão alimentícia e o mesmo estresse com mulheres diferente. Pra mim isso não é vida rsrs

Casar ainda sai mais barato no fim das contas.
anônimo
02/10/2017 08h07
Hoje em dia a maioria das pessoas trocam de parceiros como trocam de roupa. Ainda existem os que sonham em casar.
09/02/2018 16h41
Vantagem é viver com a pessoa que ama, construir uma vida juntos e poder deixar algo pra ela caso o pior aconteça.

Sou casado há mais de 20 anos e não voltaria pra casa dos pais, apê de solteiro ou qualquer outra fase da vida.

Case se quiser, fique solteiro se quiser. Tem gente feliz e triste dos 2 lados do muro. Depende de você cuidar da sua felicidade.
anônimo
02/10/2017 02h12
É tanto que o número de pessoas que estão resolvendo casar caiu muuito! Hoje em dia as pessoas estão preferindo morar juntas sem acordo algum, apenas pq se gostam. E pode terminar quando bem entende!
anônimo
09/02/2018 16h25
A maioria não quer "morrer sozinho", pra muita gente é um status, tipo uma credencial na sociedade, pra mulheres é a necessidade de ter filhos...
Casamento serve pra vc alimentar o sistema:
Pra casar tem que ter casa = Mercado imobiliário
E se eu n não tiver dinheiro? Bancos te emprestam > bancos > dívidas > juros
Nascem filhos... vão falar que agora se tem que ter uma SUV > mercado automobilístico.
O casamento tradicional é mais difícil hoje porque a sociedade não tem mais culpa/religiosidade, metade dos casamentos acaba em divórcio, dos que estão casados não sei quantos são felizes.
02/10/2017 02h26
Eu também já pensei muito nisso. Sempre tive o sonho de casar, mas eu acho que hoje em dia não vale a pena isso. O que vale a pena é amigar, viver juntos como casal de amigos, mantendo um namoro firme e consistente obviamente, mas quando acabar, acabou. Casar hoje em dia virou negócio, e pior, é um negócio que ou você sai perdendo, ou você sai perdendo, não tem escolha.
anônimo
02/10/2017 10h00
Hj em dia, (digo, de uns 10 anos para cá, notavelmente), tanto mulher quanto homens, grande maioria absoluta, não quer envolvimento à longa data! Uns tempos atrás, quando percebia que alguma moça, aparentemente legal e confiável, eu pedia em ter algo sério com ela, um namoro, e resultado: desprezo total! Nunca mais falou comigo.
Isso prova tudo.
02/10/2017 09h09
Não há que se buscar comparativos. São apenas escolhas. Ninguém é obrigado a fazê-lo numa sociedade livre e consciente.
É apenas livre escolha de duas pessoas. Não é religião querendo adeptos
09/02/2018 18h35
Vou ler nem fudendo, ateh entrei pra responder mas aí.... estou com a mannu
anônimo
02/10/2017 08h09
Casamento não faz mais sentido hoje em dia, porque o sistema patriarcal está sendo derrubado e substituído pelo sistema matriarcal.
anônimo
02/10/2017 13h39
A satisfação que sentimos ao casar ou ver casamentos duradouros por vezes é irracional, como muitos dos sentimentos humanos. E não há motivo de eu querer racionalizá-los, nem quero.
09/02/2018 16h06
VANTAGENS:
A questão de propriedade e sucessão ainda existe e essa é justamente a mais importante ao homem que costuma ser mais lesado nos casamentos.
Além da perda patrimonial num eventual divórcio, caso tenha filhos ainda terá perda financeira com pensão alimentícia e será privado do convívio diário dos seus filhos.
Se o cara tem bens e uma renda maior e a mulher não tem bens e uma renda menor ou inexistente, o regime de bens de Separação total protege o homem de um prejuízo que morar junto não protegerá.

Não dá pra afirmar que as mulheres são independentes que não precisam de assistência material. Tem muitas mulheres com salários baixos que moram com pais ou amigas porque não tem condição de pagar o aluguel sozinha ou comprar imóvel próprio. Além das estudantes sem renda.

Tem também a questão dos impostos, herança e documentação, principalmente se você quiser sair do país. Em alguns países há mais vantagens para os casados.

Maior crescimento patrimonial. Vcs dividem despesas e planejam no que vão gastar. Um solteiro precisa investir em roupas, carros, baladas, jantares, viagens, motel entre outras coisas pra conseguir sexo. Sendo casado, vc tem sexo quase sempre e economiza uma parte desse valor para investimentos.

Menor risco de DST. Se ambos forem fiéis, o risco é zero. Sem stress em pegar alguma pereba daquela gatinha linda da balada q vc não sabe em quantos bilaus rebolou só naquele mês.

Se for um casamento de respeito com uma pessoa que é tua parceira, vai ser um ótimo ambiente pra aumentar a família com filhos planejados e vc vai poder aproveitar todas as fases deles até saírem de casa.

Vai ter uma história de vida com alguém e vão se entender só num olhar.
anônimo
02/10/2017 13h36
Concordo. Mas os casamentos vão continuar a ocorrer, em razão de conveniência.

É mais barato viver em casal. Qdo ambos colaboram. Tb costuma ser mais saudável. Pois um cuida do outro. Tb a manutenção da casa e mais fácil. Havendo divisão de tarefas.

Mas vc, quase sempre, tem que abrir mão de sua liberdade, ou de parte dela. Resumindo. O motivo e financeiro. Ainda há alguma questão cultural e religiosa tb.