"Fatos são fatos. E você pulou uma etapa do pensamento aí: os fatores externos como o ambiente e as experiências são apenas 50% da determinante, os outros 50% são os fatores internos, ou seja, fatores biológicos, como por exemplo, o seu sistema neural.

E é aí que surge o problema do livre arbítrio. Sabendo que você não teve escolha antes de nascer sobre como seria seu sistema neural, ou onde você nasceria, consequentemente todas as suas decisões desde o seu nascimento já estavam determinadas.

Então só pra reiterar, as suas ações são fruto da interação do ambiente externo e o ambiente interno, e a inexistência do livre arbítrio fica evidente quando você se da conta do fato óbvio que é: Você não escolheu como seria o ambiente em que você nasceu e muito menos como seria todo o seu sistema biológico."

eles perguntam
3 2
elas respondem
eye
25/03/2024 20h01
Desculpe-me, fiquei com preguiça de ler aquele lá...
26/03/2024 12h20
não entendi porra nenhuma, mas não terminei de ler também
eles respondem
25/03/2024 19h50
Tá esses 50/50 aí é tirado da bunda mas sim, se existe livre árbitro é dentro de um limite superior e inferior...você pode nascer pobre e estudar e ganhar uma grana ok mas tbm pode usar crack e morrer por nada numa esquina.
26/03/2024 12h59
Vamos lá. A ciência não explica a vida. Então você não pode usar a ciência como base para explicar isso. Então é uma questão de crença. E quanto crença, sim, você pode acreditar que escolheu exatamente estar na condição que está, no momento que nasceu, na família em que nasceu. Os Kardecistas acreditam nisso.