E se vc não tiver sorte, vc nascer com características que vão te fazer sofrer para o resto da vida, a ponto de não conseguir aproveitar o que é bom e saudável ?
A natureza não escolhe aleatoriamente o que vai acontecer, embora o destino seja imprevisível. Existe uma lógica matemática por trás da maioria dos acontecimentos da humanidade. Porém é quase imperceptível para a grande maioria porque precisa observar os acontecimentos de inúmeras perspectivas.
Exemplo: um homem de 23 anos de idade, terminou o ensino médio aos 18 e desde então nunca fez mais nada. Se trancou no quarto e passa os dias em intermináveis horas de internet e jogos. Ele não tem emprego, não tem namorada, não tem amigos. Na verdade, só tem uma dor incessante no estômago e depressão persistente. Se equacionar esse caso hipotético numa perspectiva maior, isto é, encaixar esse indivíduo numa sociedade brasileira, percebemos que não existe aleatoriedade, não existe acaso nem má sorte ou influência do Deus do A, do B ou do C. Existem ações e consequências. Esse indivíduo hipotético que citei anteriormente vai aumentar seu repertório de desculpas em progressão aritimética com o decorrer dos anos. O culpado de seu fracasso é Deus, é o capitalismo, é o presidente atual, é o acaso, é a natureza, é a genética, são os atributos intrínsecos, os próprios pais, nunca ele próprio.
O determinismo é um tanto irrelevante no sentido de que você acreditando ou não nele, sendo ele real ou não, a vida nada muda. A não ser que você o use como desculpa pra se tornar um derrotista, mas isso eu consideraria uma deturpação até mesmo do determinismo.