Sempre tirei boas notas, era comportada e a típica aluna exemplar. Na adolescência, comecei a viver um inferno por causa do bullying desgraçado que eu sofri. Continuei sendo boa aluna, mas isso ferrou com meu psicológico e prejudicou minha vida adulta. Tive ansiedade, depressão e fobia social. Dos 18 até agora (tenho 30), não consegui realizar nada. Não consigo emprego e não tenho profissão.

Tenho consciência dos meus fracassos e tô tentando sair desse buraco, mas tem certas coisas que mexem com minha autoestima de um jeito bobo, do tipo "caramba, se até essa pessoa se deu bem, é porque eu tô muito na m**** mesmo" . Das pessoas que estudaram comigo, há varios que eram considerados "casos perdidos" e que se deram bem na vida. E olha que sempre estudei em escola pública, daquelas bem abandonadas, de periferia mesmo, prédio vandalizado, etc.

Mas hoje me surpreendi ao saber de uma ex-colega. Lembro que na 5ª série, a professora passou um trabalho em grupo e eu não tinha ninguém pra fazer. Naquela época ninguém queria conversar comigo e eu vivia isolada. Como se não bastasse, ainda me deu um sermão na frente de todos e disse que se eu não procurasse um grupo, eu ficaria sem nota. Vários alunos riram de mim na hora. E eu, muito tonta e com medo dos meus pais descobrirem que eu fiquei sem nota por causa disso, fui me humilhar de grupo em grupo. O único que me aceitou foi o das meninas do fundão, sob a condição de fazer todo o trabalho sozinha e por os nomes delas. E foi o que eu fiz. Até hoje ter me sujeitado a isso é um dos maiores arrependimentos da minha vida. Uma dessas meninas era o capeta encarnado, além de aluna mais burra da sala. Pois bem, hoje descobri que a fulana se formou e fez até pós-graduação numa faculdade muito renomada aqui da minha cidade. Não posso negar mas ver esse tipo de coisa me faz sentir um lixo. Não é inveja, mas isso me faz pensar na porcaria que fiz da minha vida, o quanto do meu potencial eu joguei fora. No fim, a burra sempre fui eu.

elas perguntam
5 3
eles respondem
anônimo
26/03/2024 16h59
A pessoa pode ter mudado, adolescentes fazem merda mesmo. Você precisa focar na sua vida, fica de boa. Às vezes me sinto assim também, fazer o quê?
26/03/2024 17h05
Você tem toda a razão pra se sentir triste com essas coisas mas passar muito tempo relembrando dos seus fracassos passados só vão manter você estagnada. Ao invés disso, tente focar em progredir, nem que seja só um pouco. É clichê, mas é clichê porque, nesse caso, é o que funciona. Não vai consertar as desgraças do passado mas pode te trazer satisfação no futuro. Por exemplo, por que você nunca trabalhou? Tente descobrir o que sempre te impediu e tente trabalhar nisso.
anônimo
26/03/2024 17h13
É estranho você dizer que jogou fora o seu potencial, passou a vida inteira avaliando o potencial dos outros, valorizando as conquistas deles e descartando as suas.
Dá para mudar tudo isso em um ano ou menos, mas você vai ficar aí assistindo a vida dos outros e querendo colher o que não plantou.
anônimo
26/03/2024 17h05
Ficar se comparando com os outros é a raiz dos seus problemas.
26/03/2024 17h54
A questão não são os problemas que você encontrou em vida, mas como você reagiu a eles. Tudo pode te ajudar a melhorar ou piorar. O que define o que ocorrerá, é como você reage.
elas respondem
anônima
26/03/2024 17h31
Pesquise sobre as 7 virtudes dentro da doutrina católica (não precisa ser católica para aprender). Você vai encontrar uma resposta para muito do que você está falando no seu desabafo...

Temperança
Fortaleza
Prudência
Justiça

Caridade
Esperança

Te convido a estudar sobre cada uma e a observar o quanto há e o quanto não há delas dentro de você. Examine sua alma. Depois parta para os 7 pecados capitais e faça o mesmo.

Desejo que encontre paz em seu coração. Todos nós estamos crescendo. Olhar para a grama dos outros é garantia de descuido do nosso jardim. Esqueça os outros ou use-os como exemplo, em humildade. É perceptível uma soberba muito grande.
anônima
26/03/2024 17h32
Somente o mindfulness poderá te ajudar.
anônima
26/03/2024 16h58
A vida nunca foi um morango, sinto muito.