Vi na última edição do idh Cuba posição 85 Brasil posição 89 não confio nessas estáticas, porem tinha um conhecido cubano que apesar de achar o Brasil muito mais desenvolvido disse que o sistema educacional lá e melhor educação muito elogiada e também parecia bem mais seguro porem o povo lá e bem empobrecido e sem liberdade de expressão nenhuma , não sei talvez essa educação deles e o que eleva o Idh ,minhas observações e a sua alguma informação que saiba de lá pra acrescentar

eles perguntam
2 5
elas respondem
28/03/2024 21h21
Como dizia Ariano Suassuna: "existem 3 tipos de mentira: a comum, a deslavada e as estátisticas"
28/03/2024 19h17
Não confio em nada que venha de ditaduras
eles respondem
29/03/2024 12h52
IDH não é tudo.

Não adianta nada ter IDH elevado se você não tiver oportunidades e liberdade.

O IDH é uma estatística boa que mede a qualidade de vida em termos de serviços públicos e expectativa de vida, mas não abrange tudo.

A melhor métrica são aquela que medem o grau de satisfação da população com seu país, o grau de felicidade.
29/03/2024 13h33
E mesmo com embargo há 60 anos. Passou os EUA em expectativa de vida. Cuba: 78, EUA 76, Brasil 75. Imagina sem. Um dia, um dia...

Mas tem que levar em conta a desigualdade. Brasil tem muita gente mais miserável que cuba, mas em contrapartida muita gente mais rica. Então a média fica lá embaixo. Cuba a maioria tá na merda, mas mesmo com a nova classe alta surgindo esse século, não fica tão discrepante quando tira uma média. Essas estatísticas servem mais pra avaliar desempenho de políticas de longo prazo, por exemplo, acompanhar a queda na analfabetização por umas décadas e constatar a eficácia de tal medida do governo. Quem tá na fila do osso tá pouco se fudendo pra ranking de IDH.

Como diria o fã ou hater Amorim, só 3 coisas lá funcionam.

Que chato né?
28/03/2024 19h19
o Bostil é só decadência
29/03/2024 13h05
Conhece alguém que já foi em Cuba?