Segundo a ONU e o CIJ, sim, Israel comete crime de genocídio em Gaza.
Segundo as apelações existentes no TPI Israel deve ser julgado por crimes de guerra e contra a humanidade: genocídio.
Portanto até aqui não é nem o que eu acho, é o que as autoridades e países membros acham.
Agora, sobre o que eu acho, Israel não deveria nem sitiar Gaza, Gaza foi estabelecida pela própria ONU como território ocupado.
Acho que Netanyahu e os oligarcas de extremadireita, utilizaram-se da repressão e matança de décadas contra os palestinos como um viável pretexto para a dominação e expansão territorial e eliminação dos muçulmanos e árabes nativos na Palestina. Como fizeram isso? Facilitaram as ações de combatentes do Hamas (vale lembrar que o Hamas tem ramificação partidária e foi eleito democraticamente em Gaza, episódio que Israel nunca reconheceu) para que assim pudessem influenciar a opinião pública local e internacional na "suposta guerra contra o terrorismo".
Israel tem o setor de inteligência extremamente rígido e muito conceituado mundo afora, jamais haveria uma infiltração do nível do pequeno grupo do Hamas sem que houvesse facilitação para isso. Da mesma maneira se fosse para capturar pura e simplesmente os "terroristas" não era necessário explodir hospitais, ambulâncias, casas residenciais, embaixadas matar dezenas de milhares de mulheres crianças civis desarmados com drones com utilização de inteligência artificial. Logicamente utilizasse esses recursos para capturar os indivíduos.
Evidente que a desproporcionalidade não condiz com a narrativa de Israel do "direito de defesa". na verdade o sionistas querem o direito de matar indiscriminadamente.
É por isso que utilizam da linguagem para taxar palestinos de terroristas e ao mesmo tempo incriminar os que são contrários à matança como apoiadores do Hamas, isso quando não chamam mesmo de antissemitas.
É uma guerra, impossível combater um grupo sem ferir quem está em volta, não acho q seja um ataque direcionado (genocida), mas sim as consequências de uma guerra.