É o certo a se fazer, a onde já se viu eu ser obrigado a cuidar de alguém que cuidou de mim a vida toda e ainda por cima me deu amor e carinho?
10/04/2024 11h44
Depende muito da situação e depende de que tipo de "asilo".
Há idosos que demandam cuidados especiais e manter enfermeiros ou cuidadores é inviável, pois tem que assinar carteira de trabalho e tudo mais.
Uma casa de repouso com uma equipe médica e companhia de outros idosos pode ser a solução para quem tem um pouco mais de recursos financeiros. Por mais "boa vontade" que se tenha, nem sempre temos a técnica e o conhecimento adequados.
Tem filhos únicos que precisam trabalhar, não têm tempo de prover o devido cuidado nem quem ajude. Nessas horas, todo mundo desaparece. Só reaparecem no velório ou pra ver se o falecido deixou algo de herança.

Pior de tudo é deixar o idoso sozinho, precisando de cuidados, abandonado na própria casa. Eles morrem de depressão e tristeza, não comem, não tomam os remédios devidos.

Agora, largar os velhos em qualquer lugar insalubre à toa e nunca mais ir vê-los é coisa de gente canalha e imunda. Cabe lembrar que os filhos desses imundos estão vendo tudo isso e "aprendendo a lição".

Tento convencer meu pai a vir morar comigo aqui na roça mas ele sempre diz que não quer atrapalhar. Até alugaria uma casa na cidade para não ter problemas com emergências médicas. Sou o único solteiro dos irmãos e seria mais viável mas ele se recusa a sair da casa onde viveu com minha mãe por mais de 50 anos, tampouco para vir morar no Brasil. Ela faleceu de repente e até agora não sabemos o que fazer.
10/04/2024 09h23
Ingratidão pura!!! Os pais em muitos casos se sacrificaram bastante pra criar os filhos da melhor forma possível aí ao invés dos filhos retribuirem no final da vida deles, fazem isso que é mais cômodo
10/04/2024 11h48
Esse assunto é complexo demais, pq depende de vários fatores, há pais que foram abusivos com os filhos e os filhos tem o direito de se afastar, não é pq a pessoa envelhece que se tornou boa, há tanta gente idosa que continua ruim, não julgaria se o filho não quisesse cuidar, mas quando os pais foram carinhosos, dedicados, acho sim uma obrigação os filhos cuidarem.
10/04/2024 12h37
Cada caso é diferente. Há questão financeira, logística, de saúde e necessidades do idoso.

Fora a dinâmica da casa. Pais trabalhando, filho na escola ou faculdade, às vezes tem bebê ou criança pequena na casa. Há quem precise sair e deixa o idoso sozinho. Não é todo mundo que pode bancar empregada ou enfermeira. Lembro que minha mãe fazia dois almoços todo dia, um pra família e outro pros meus avós, a comida deles era diferente. Puxado demais.

Minha avó foi ficando senil lentamente, depois da morte do meu avô. Começou esquecendo de desligar fogão, depois queimando roupa com o ferro. Era cabeça dura, odiava ficar parada. Uma vez foi passar o rodo na laje após uma chuva e escorregou, danificou legal o quadril.

Meu pai tinha um terreno no nosso bairro, levantou uma casa pra ela e colocou um primo pra morar lá e cuidar dela. Resultado? Ela continuava trabalhando e o vagabundo o dia todo vendo tv. Ladrões pularam o muro e fizeram a limpa, já estavam ligados que naquela casa só havia uma idosa e um imbecil.

Nos últimos anos lúcida optamos pelo asilo. Toda a família se juntou pra pagar. Melhor coisa. A família visitava todo sábado, meu pai e os irmãos iam mais vezes durante a semana. Cuidaram muito bem dela, ela passava o dia conversando e fazendo amizade com outros idosos lá, fazia hidroginástica. Aliviou bastante o estresse que tava fervendo entre os filhos.
10/04/2024 13h24
Depende muito da situação.
Algumas pessoas, por motivos de trabalho e necessidade, não conseguem cuidar dos pais e colocam no asilo e fazem visitas com um nível de frequência, o que eu acho válido de certa forma.
Agora, existem outras pessoas que poderiam se valer de um tempo de qualidade para cuidar deles e mesmo assim preferem terceirizar a atividade, o que, na minha opinião, não seria algo tão correto.
10/04/2024 13h32
Não tenho opinião. Só conhecendo os fatos.
elas respondem
10/04/2024 09h20
Se não têm tempo para cuidar e dar atenção , eu acho o melhor a se fazer. Pelo menos têm outras companhias no asilo e acabam se divertindo ali.
Particularmente, eu não faria isso com meus pais.
anônima
10/04/2024 11h52
Depende muito da situação.

Se os filhos não tem condições ou aptidão para cuidar das necessidades deles, é a melhor saída, desde que seja um lugar decente. Deixar o idoso sofrer por "orgulho de dizer que cuida" não é bom para quem importa (o idoso).

Agora se coloca porque quer tirar da casa deles para vender e usar o dinheiro (o que é comum), é horrível.
10/04/2024 09h42
Eu não julgo pois não sei a história por trás dessa família. E outra, melhor colocar num asilo do que fazer coisa pior. Muitos esquecem que ser idoso não é sinônimo de bondade e que canalhas também envelhecem. Será que esses velhos não fizeram atrocidades para seus filhos e netos? Muitos "vovôs" pedófilos ou tios, assassinos ou até mesmo narcisistas e psicopatas. Credo! Tenho uma mãe narcisista e um pai que não me criou e que não me deu um afeto, um litro de leite mesmo quando morava quando dentro do mesmo teto e porquê terei que cuidar dele ou deles na velhice? Veja bem, não estou dizendo que não vou cuidar só estou dizendo que não é justo um filho negligenciado cuidar de um pai que negligenciou um filho. Se não, era só ter encapado o bicho ou fechado as pernas horas!
anônima
10/04/2024 09h22
Se não vai cuidar, vai deixar passar fome e maltratar, ent é melhor o asilo mesmo
anônima
10/04/2024 10h13
Depende da situação, eu quando fazia estágio em um asilo ouvia mtas histórias lá...ou pq a família abandonou, a familia ñ tem tempo d cuidar, virou um fardo(pensamento d um idoso tadinho ;-;), familia mora longe, etc...
Então pode ser qualquer situação, mas fiquei mais triste ao ouvir a história de um senhor que a família abandonou pois ele era alcoólatra e batia na esposa...perdeu esposa para um câncer e foi abandonada pela família, mas ele msm falou que o asilo era melhor que a casa dele :/
anônima
10/04/2024 11h46
Nada contra
10/04/2024 12h39
Acho que depende de todo um contexto. Não posso julgar sem tentar compreender. Às vezes o idoso tem necessidades q em casa o filho n tem como suprir.