eles respondem
Na verdade....
Teve uma onda de demissões
Em paralelo uma onda de NoCode e LowCode
Em paralelo uma onda de "semi-programadores" que aprenderam lógica básica no novo ensino médio ou em algum curso na Internet; porém eles não dominam os conceitos mais complexos da programação.
Junta os 3 e vai ter sim mais programadores no mercado, principalmente competindo pelas vagas que exigem menos experiência.
Fds meu amigo logo logo serei mais um disputando uma vaguinha sua
Notei um aumento de pessoas tentando aprender a programar e entrar no mercado. O mercado já saturou demais pra programadores com pouca experiência. Isso porque as FAANG e afins contratam, pagando bem, RH, cotistas, gerentes de nada, e secretários pra passarem o dia inteiro coçando o saco, o que dá a impressão de prosperidade e urgência de novos profissionais, coisa que a mídia também propaga como se fosse um fato claríssimo, por algum motivo bizarro.
Isso é uma consequência dessa mentalidade do século XXI de ensino superior como uma continuação do ensino médio de "se especializar primeiro, procurar serviço depois".
Bom não percebi, pois normalmente esse povo infelizmente não programa direito e quando fica mais complicado e dificil as pessoas vão fazer outras coisas. As pessoas tem que fazer o que gostam não o que está dando dinheiro.
Tá um pouco mais competitivo mesmo, tenho visto um grande aumento de pessoas cursando o mesmo que eu, Ads. Tô pensando em migrar de curso e ir pra Engenharia de Software, pelo menos com isso tenho uma vantagem acadêmica maior no mercado (pelo menos lá fora rs).
Normal.
Eh uma profissão com muita demanda. Natural, mas o bom eh que nem todos tem aptidão pra isso, e muitos desistem.