Eu vejo muito esse tipo de comentário, e na minha opinião acho uma ideia muito extremista. É como se isentasse o pobre de ter o mínimo de escolha possível.
Por outro lado, eu até compreendo. Infelizmente, as coisas nesse mundo não estão fáceis, e nem digo só em questão financeira.
Há um ditado que fala que: "Criamos os filhos para o mundo" e o mundo atual não está nada bom.
Se for pensar em condições climáticas, humanidade e etc, a condição financeira torna-se o menor dos problemas.
Filho exige muita responsabilidade, mas tem gente que pensa que é brinquedo. Acredito que é algo que deve ser muito bem pensado e planejado.
É um pouco da minha opinião sobre esse assunto, vocês podem discordar.
O que pensam a respeito disso?

elas perguntam
20 13
eles respondem
28/04/2024 10h05
Poderia ter se comprovasse ao estado que teria condições financeiras, psicológicas e familiares o suficiente para que essa criança tivesse acesso a educação, atenção, saúde e lazer. Mas aí é ser muito razo porque o problema não é pobre ter filho, o problema é muito mais profundo que isso, até porque no atual modelo de sociedade é interessante ter gente sofrendo com desigualdade, exclusão, doenças, enfim. Mas no meu mundo ideal, uma criança só poderia ser gerada nas melhores condições, financeiras e genéticas, porque é ruim para espécie ter pessoas fracas, doentes ou com limitações.
28/04/2024 10h11
Sou a favor de controle de natalidade, os únicos que tem mais de dois filhos são justamente os que não têm condições de sustentar uma única criança
28/04/2024 10h10
Não acho que a questão é ser pobre ou não. 80% dos brasileiros são pobres. A questão é ter condições de cuidar dos filhos. Quem não possui condições, não deveria ter filhos. E quando eu falo cuidar é ter tempo para dedicar, possuir sanidade mental, conseguir prover o mínimo, comida, um lar, escola, entretenimento.

Filho é um desafio gigantesco. Quem planeja e se prepara para isso, continua tendo uma dificuldade enorme. Imagina quem tem filho porque fez sexo de forma inconsequente...
anônimo
28/04/2024 13h31
Claro, pobres em sua maioria são burros e com mentalidade de derrotado, quando fazem filhos só perpetuam esse ciclo de miséria. A educação que essas crianças recebem é para se acomodarem na situação que vivem, não é à toa que são completamente desinteressados pelos estudos e suas maiores ambições são receber pouco mais do que um salário mínimo, casar cedo e ter uma ninhada de filhos.
anônimo
28/04/2024 14h18
Sim, concordo, tenho 2 amigas mãe solo que, por falta de estrutura, estão na prostituição, conheço muitas pessoas assim, tenho um filho e gosto muito, mas se tivesse a opção de ter feito vasectomia antes de ter... eu tinha feito, hoje tudo está extremamente caro... 3 pessoas em casa e o gasto está em 6k... imagina quem não trabalha ou recebe um salário?
anônimo
28/04/2024 14h14
Sim. Gera muita despesa. Se não tem condições, não tenham filhos. Simples assim.
28/04/2024 10h00
Uns dois, no máximo
Pode ter filho, mas não deveria ter ninhada
03/05/2024 18h23
Eu acho que tinha que ser proibido, sim. Colocar uma pessoa no mundo sem planejamento, sem a mínima capacidade de criar com decência é muita irresponsabilidade e o fato de ser pobre não justifica. No futuro, a criança não será nada, no máximo um soldadinho do tráfico ou latrocida que irá infernizar a sociedade em geral. Na minha opinião, se a pessoa quer ter filhos, ela deveria no mínimo ser obrigada por lei a comprovar que é capaz de cuidar e manter essa (ou essas) criança, não só financeiramente, mas também emocionalmente, tanto ricos quanto pobres, mas principalmente os pobres porque não conseguem pensar por si só.
28/04/2024 13h22
Concordo.
28/04/2024 12h19
Depende do que você considera como alguém "pobre"

Se for uma pessoa miserável, que não tem acesso a saneamento básico ou recursos necessários pra criança se desenvolver adequadamente, concordo que ela não deveria
28/04/2024 10h31
Pobres, e muito menos gente feia.
28/04/2024 14h14
Ser pobre é diferente de ser miserável, isso é pensamento de fracassado. Se o casal consegue fornecer para o filho alimento, moradia e meios bons de estudos eu não vejo problema nenhum em querer ter filhos no mundo de hoje. Mesmo se eu fosse rico não daria muita coisa pro meu filho, cada um que faça os seus corres
28/04/2024 11h50
Direto dos outros de reprodução
anônimo
28/04/2024 11h47
Não é pra tanto, até porque algo próximo de 1% da população ganha 10 mil ou mais por mês. Acho que as pessoas deveriam buscar o mínimo de condições para tal. Não ter filhos para ficar dependendo do governo. Planejar melhor essa questão antes de ter filhos.
anônimo
28/04/2024 14h40
Na vdd o mundo está uma benção nos dias atuais. Imagina se vc nascesse A.C. onde o povo matava por prazer? Estupro era uma prática comum vindo de soldados mais alto cargos a civis, não havia ordem, n havia maneiras de se defender eficientes, ali sim eram tempos desumanos e terríveis, n havia nem msm a chance de escolha ou opinião.

Enquanto a pobres terem filhos, eu n acho q seja um absurdo ter 1 filho, mas o pobre aí tem 10, 15 filhos, obviamente td fica zoado, patético.

O pobre q tem 1 filho, n é nada demais, passando sua geração pra frente, mas n é o fim do mundo e existe uma frase mt sabia: "Nascer pobre é destino, morrer pobre é burrice". Inclusive a maioria dos ricos se vc for pesquisar, eles foram pobres e o contrário tb acontece, há até uma frase e um livro se n me engano dizendo: Avô Rico, Pai Nobre, Neto Pobre. Pra vc entender eu vou explicar:

- Avô Rico: Veio da pobreza, sempre lutou pelas coisas e soube como enriquecer.

- Pai Nobre: Nasceu rico, mas nunca soube fazer o dele, mt menos como melhorar o que o pai dele havia feito, normalmente é só ladeira abaixo, mas n tem como ficar pobre nascido de um rico, então apesar de não se manter rico, mas ainda se mantem Nobre.

- Neto Pobre: Esse aí já n tem como manter o status sem fazer a mesma proeza que o seu avô fez e por td o conforto ainda q se manteve nascendo do pai nobre é mt difícil se esperar q esse tenha a competência necessária pra desenvolver riquezas assim como o avô fez.

Exemplo simples pra vc:
- Avô tem 100 Milhões em patrimônio, 5 filhos, avô morreu:
- Cada filho tem 20 Milhões em patrimônio. Td incompetente q qm ganhava dinheiro é o pai e eles não sabem como melhorar a situação, maioria vive sua vida e termina em défice, deixou 5 Milhões de patrimônio, ainda sim Nobre, mas já não mais rico, 5 filhos, pai morreu:
- Cada neto agora do avô que tinha 100 milhões, fica apenas com 1 mísero Milhão apenas. Uma casa pra morar e só. Saiu do avô com 100 milhões pra 1 casa pra morar, ou seja, pobre.
28/04/2024 14h52
É um problema complexo que não se resume somente a isso. Você sabia que o Mundo, inclusive o Brasil está em queda demográfica? Ou seja, tem mais pessoas velhas vivas quê nova nascendo?

O "X" da questão está em ter muitos filhos sem planejamento ou preparo algum.

Canso de ver pessoas que vivem de benefício do governo, com renda baixíssima, engatando um filho atrás do outro com diferença de 1 ano de um para o outro.
28/04/2024 11h27
Concordo.
Se a pessoa não tem condição nem pra se cuidar, imagina pra cuidar de um filho...
03/05/2024 18h54
Mate o cavalo que a carroça vai se mover sozinha. Confia.

Show. E quando todos os pobres sem filho aposentarem, morrerem? Quem vai ser o gari, chapeiro, limpa fossa? Operar as máquinas das fábricas? Quem faz as roupas? Planta e colhe a comida? Entrega comida no delivery? Constrói casa? Limpa a casa? Quem paga a máquina pública via impostos? Maior parte da arrecadação é sobre consumo, comece por aí.

Tira o pobre do mundo e veja algo engraçado acontecendo em pouquíssimo tempo. O pobre é a base da pirâmide social e econômica, não existe meio etopo sem base, se ela ceder, a obra inteira desaba.

Não é mais fácil combater a pobreza que o pobre?
28/04/2024 11h45
Não concordo.
Ter filho precisa de amor e responsabilidade. Dinheiro é secundário
elas respondem
anônima
28/04/2024 13h38
Vc viu o caso da influencer (norte americana, eu acho) que foi presa pro torturar os próprios filhos? Uma mulher com ótimas condições financeiras. É um caso, imagina nascer em uma família rica e não ter amor dos pais? Nao ter valores, não ter felicidade... Não é pq é rico que merece ser mãe ou pai.
28/04/2024 13h52
Não concordo. É o pobre que carrega o mundo nas costas. São eles que produzem as roupas, fazem as casas, as estradas, as represas, limpam, cozinham, plantam, etc. O pobre só deveria ter um pouco mais de consciência social, porque não há mais vagas em creches, escolas estão lotadas, poucas vagas de emprego. A solução seria diminuir a quantidade de filho por pobre, só isso.
28/04/2024 10h33
Pode ter. Agora se for só pra ter e ficar pegando bolsa família, se vitimizando e se sustentando com o dinheiro dos nossos impostos, aí não.
anônima
28/04/2024 11h43
Eu acho que não tanto pela questão da pobreza, mas na minha opinião,antes de qualquer pessoa pensar na possibilidade de filhos deveria passar por um psicólogo,um psiquiatra, fazer uns exames genéticos .. os bebês hoje em dia vem nascendo cheio de problema,cheio de transtorno que muitas vezes é herdado geneticamente e os pais não sabem,e muito das vezes não sabe nem se tem condições psicológica de criar um filho . tudo tá tão difícil que não consigo nem pensar em ter filhos,.. tanta violência, discriminação, guerras , futilidades, doenças , ganâncias, se é pra esse mundo que tenho que preparar um filho eu prefiro não ter mais.. não pra esse mundo.. parece egoísmo mas não quero trazer um filho só mundo pra esse sofrimento, não me parece certo
anônima
28/04/2024 14h41
Discordo. Os pais precisam ter boa saúde psicológica, responsabilidade e amor para dar a criança.

É possível criar filho na simplicidade, mas é impossível criar filho sendo desequilibrado emocional, sendo irresponsável e não tendo o mínimo de amor próprio e assim ter a capacidade de amar outro ser humano.
Nesse caso sim,é colocar uma pessoa no mundo para sofrer.
28/04/2024 11h49
Acho extremo também, mas percebo porque tem muita gente que é pobre que tem mais filho que coelhos...

Sendo que nem se conseguem sustentar sozinhos, quantos mais com 5 ou mais filhos...
Wy-
03/05/2024 18h15
Concordo
28/04/2024 14h09
Pobres não deveriam ter filhos , nem um na verdade.

• Minha mãe e suas irmãs viveram em situações de extrema pobreza e passaram muita fome , isso tudo por conta da minha avó que não parava de engravidar, e a infância da minha avó era de extrema pobreza tbm. 6 filhos

• Eu tinha uma amiga que comia farinha com açúcar e comida do lixo por conta que seus pais era extremamente pobres e os pais dela ainda por cima só saiam para catar reciclagem uma vez na semana e o padrasto ainda abusou da menina. Ela só comia bem quando saia para a casa dos outros inclusive minha casa.

• Quantas coisas eu sonhava em ter quando era criança e nunca consegui ter.
28/04/2024 14h56
depende do nível da pobreza e quantidade dos filhos. pais que trabalham ativamente mesmo não ganhando muito querendo ter 1 filho? ok. dois desempregados querendo ter um filho? obviamente não.
28/04/2024 11h28
Não. Acho que gente sem responsabilidade (e que não pretende mudar isso) ou gente sem noção, não deveria ter. Digo isso pq convivo com crianças e sei a quantidade de pais "fora da casinha" que tem, que manda a criança com febre e tudo. Mas se a pessoa já tem filho e é assim, fazer o quê? Tentar mudar, amadurecer, pois a criança Não tem culpa.
28/04/2024 10h17
Pra mim o governo deveria estabelecer uma renda mínima para determinado número de filhos, quem ultrapassasse seria punido, salvo casos em q a pessoa tem gêmeos, por exemplo.
Acho ridículo gente q não tem dinheiro nem pra se alimentar q faz 5, 6 filhos e nem adianta colocarem a culpa na falta de informação, pq ainda q fosse o caso (o q é bem improvável com todo acesso q temos hj), no primeiro filho já se aprenderia q sexo desprotegido tem consequências e se não tem dinheiro pra comprar camisinha, nem condição de pegar no postinho, é só não transar, ng morre por isso!
03/05/2024 18h12
Pobre a ponto de não poder proporcionar uma vida minimamente digna pra criança, não devia mesmo.
anônima
03/05/2024 22h16
Eu concordo que qualquer pessoa irresponsável, quebrada financeiramente e/ou psicologicamente não deveria ter filhos.