Não. Cada um tem sua história. Fracassado é quem não dá o seu melhor e não corre atrás, quem fracassa. Há quem tenha isso mas é herdeiro, puta, gerente na empresa do papai. É um sucesso?
Há quem não tenha por vagabundagem, por só agora estar começando a ter independência(sobrevida) financeira, doença, cuidar de pai, filho, irmão, perder o companheiro, divorciar. Vê aí se uma bolsa de pesquisador, com mestrado, doutorado dá pra tirar onda. Mesmo com o reajuste em 2023, uma bolsa pra mestrando foi de R$1500 pra R$2100.
Num mundo onde as condições de vida são cada vez mais caras, isso não faz muito sentido. O custo de uma casa, carro, filhos só aumenta. E o trabalho não diminui. O sonho americano, o milagre brasileiro, aquela coisa de papai e mamãe comprando casa própria aos 20 anos a juros baixissimos por 30, 40 anos não é mais regra. Mesmo com o Desenrola e o minha casa minha vida, Brasil tem inadimplente pra pra caramba, maioria teria o score reprovado pra financiar uma casa. Mesmo ralando de trabalhar e estudar, não é todo mundo que consegue um trabalho decente, uma carreira digna. Alie isso com pandemia, gente se atolando em dívida. Entre 2016 e 22, passamos de 15% a 20% de brasileiros morando em aluguel. 1/5 da população.
Foi justamente o minha casa minha vida que puxou a alta na venda de casas. Residência popular, de baixo custo.
https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/venda-de-imoveis-residenciais-subiu-32-em-2023-e-hora-para-comprar-imovel-em-2024/
Casa e transporte digno não deveria ser sinal de sucesso, deveria ser o mínimo em uma sociedade desenvolvida.
Atrelar sucesso a ter coisas caras, em um país desigual e injusto, é uma visão pequena de mundo. Aquele meme do pobre tirando foto com iPhone no espelho mas a parede atrás sem reboco.