Isso é fato que o sistema educacional público do país é falho, mas você acha que só a falta de investimentos do governo nesse setor é a razão da educação ser ruim? Ou você acha que é porque a maior parte dos brasileiros (com exceções) não valorizam a educação e não procuram mudar a sua realidade?

Porque infelizmente no Brasil o ensino não é tão valorizado igual nos países desenvolvidos.

elas perguntam
13 7
eles respondem
anônimo
02/05/2024 12h30
Os dois. Não vejo a educação pública como toda ruim. Eu estudei em colégio público em Brasília e o ensino dava de dez à zero em muito colégio particular. As provas lá eram estilo concurso público. Mas falando no país inteiro, acredito que seja fraco mesmo, não só o ensino público como o particular também. Falo isso porque já estudei em colégio particular também.
Mas tem a questão dos alunos também que não querem estudar. Preferem conversar, fazer amizade, colar na prova, do que estudar pra valer.
02/05/2024 12h49
As pessoas. Nunca foi tão fácil estudar. Basta ter acesso à Internet.
02/05/2024 12h22
O governo não dá educação, porque a educação derruba o governo...
Por inteiro.
anônimo
02/05/2024 12h33
do governo, pq foi o governo que foi "treinando" a massa durante muito tempo pra serem um bando de retardados, mas como quem tá no poder também já fez parte do povo, a culpa é de ambos
02/05/2024 13h17
Não é interessante investir na educação em curto prazo e nem em longo prazo.

Primeiro que em curto prazo não há efeitos, investir em educação é política de longo prazo, então o que o governo investir hoje, só terá efeito daqui 10 anos ou mais, logo não é interessante tendo em vista que nossa política é imediatista.

E a longo prazo também não é muito interessante, já que um povo culto fica menos dependente do estado e do governo, então é um povo mais difícil de manipular.

Além disso, falta dinheiro e o que tem eles preferem priorizar a educação superior, em vez de priorizar a educação básica.
02/05/2024 15h10
Os dois, uma coisa não anula a outra. internet e rodas de boteco estão cheias de jênios, pede aí pra ver o boletim dessa galera que fala muito. Passam a adolescência inteira escapando por um triz ou de recuperação e exigem que a molecada de hoje seja genial, ainda mais na era do smartphone. E cadê os pais, porque aceitam filho com nota tão baixa? Lá em casa a porrada comia se eu chegasse com nota vermelha.

Educação no teto de gastos, reajuste do piso salarial, a luta é braba. E não basta apenas investir, senão um Estado pobre como o Ceará não estaria dando exemplo nas escolas públicas e liderando nas aprovaçoes do ITA.

https://forbes.com.br/forbesesg/2022/01/haroldo-rodrigues-por-que-o-ceara-e-lider-em-aprovacoes-no-ita/

https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/nordeste-ganha-medalhas-olimpiada-nacional-historia-onhb-2018/343407.html

Mais importante que investimento é organização do sistema educacional em projetos de longo prazo. Educação não é um fim, é um meio. De que adianta se formar engenheiro e não arrumar emprego? 6 em cada 10 não atuam na área. Não à toa nossos pesquisadores mais destacados metem o pé. Se o país não valoriza nem dá o mínimo, há quem queira.

Veja o exemplo da China. Em 1949 tinha 80% do povo analfabeto, hoje tá em 4% e os estudantes lideram o ranking do PISA desde 2019. Os cientistas chineses já passaram os EUA e hoje lideram a maioria das áreas de pesquisa:

https://epocanegocios.globo.com/tecnologia/noticia/2024/02/trem-hiperloop-flutuante-da-china-atinge-velocidade-recorde-de-622-kmhora-e-quer-superar-avioes.ghtml

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2023/03/02/china-est-frente-dos-eua-na-maioria-das-reas-de-tecnologia-diz-estudo.ghtml

Educação deve servir para melhorar a vida em sociedade, não empilhar diploma ou dar carteirada por aí. No fim das contas não adianta governo dar professor, livro, cadeira confortável se aluno não sentir tesão em sentar a bunda nela e mergulhar no estudo.
02/05/2024 12h23
É o governo, porque si der educação para a população ela derruba o governo, querem manter o povo comendo na mao
02/05/2024 22h00
Trabalho com educação e já trabalhei com desenvolvimento de teorias educacionais, então releve o texto longo. O problema da educação no Brasil é extenso, tanto em tamanho quanto em tempo; Os principais pontos da problemática da nossa educação são os seguintes: Falta de uma identificação nacional (O que é ser brasileiro), a mazela do excesso de identidade regional (que gera conflito entre regiões brasileiras), a falta do desenvolvimento de uma teoria educacional que tivesse como base a realidade do Brasil (Sem ser apenas adaptações de teorias estrangeiras, ou de extremos como a tecnicista e a liberal), a falta de rumo da educação e aplicabilidade, e o comodismo que a classe política atual possuí para com uma educação que forme analfabetos funcionais (E isso é uma crítica a alas direitistas e esquerdistas), a descentralização da educação no Brasil, que fortalece a mazela, e que se diz regulada pelo MEC, que apenas diz. A educação no Brasil é um problema enorme, mas que tem solução, o problema é que poucos se dispõem em destrinchar esse problema a fundo, e o pior de tudo, que mesmo que houvesse um teoria aplicável a nossa realidade, realmente haveria interesse em aplicar ela? E com isso arriscar décadas, e alguns casos, séculos de dominação política em algumas regiões? Muitos indivíduos não gostariam de serem perguntados, avaliados e criticados.
02/05/2024 19h03
As duas coisas.
Uma parcela da culpa eh do governo. Eu estudei em escola pública e sei das dificuldades. Não tem estruturas, falta professor de várias disciplinas, sementes atrasado e professores desmotivados.

Outra parcela da culpa eh da própria sociedade. Muitas famílias não se preocupam com educação dos seus filhos. Não procura a escola pra saber porque os alunos estão tirando notas baixas.
02/05/2024 18h58
Primeiro que essa educação não tem disciplina essa edução ensina a obedecer não a respeitar é isso que o governo quer é mais fácil manipular pessoas que obedece o sistema por isso muitos estão presos na corrida dos ratos
02/05/2024 14h06
As duas coisas
elas respondem
anônima
02/05/2024 12h27
Acredito que a situação da educação no Brasil é influenciada por diversos fatores, tanto governamentais quanto sociais. O governo tem um papel fundamental na formulação de políticas e no investimento em educação, mas também é importante que as pessoas valorizem a importância da educação e participem ativamente do processo de aprendizado. O ideal é que haja um esforço conjunto entre governo, instituições educacionais, professores, alunos e a sociedade em geral para promover uma educação de qualidade para todos.
anônima
02/05/2024 12h28
As pessoas
anônima
05/05/2024 13h21
Acho que o problema é principalmente cultural mesmo.
Wy-
02/05/2024 15h23
É de O Doutrinador

Mas para mim, são as pessoas
anônima
02/05/2024 13h29
Se o governo manda em tudo..a culpa é do governo
02/05/2024 13h27
ambos. se o pessoal tivesse senso escolhia o que fosse melhor pra todos, e se o sistema funcionasse de maneira eficiente e sem roubalheira com certeza a educação atingiria outras esferas e o bom senso seria comum
anônima
02/05/2024 12h54
As pessoas.