Acho moedas menores tão inconvenientes, só serve pra ficar acumulando. No digital não é arredondado, se tal produto é R$12,99, não vai ser R$13,00.
Não tem risco de perder dinheiro, não precisa ficar contando moedinhas, aff. Acaba logo com dinheiro físico. Tá certo que tem as desvantagens também, mas não acho justo no digital ser cobrado um centavos e no físico ser.

elas perguntam
14 5
eles respondem
03/05/2024 10h52
Para que? Para o estado contabilizar e monitorar tudo oque você move financeiramente, para meter imposto em cima de qualquer compra ou recebimento de valor alto? É acho que não seria conveniente, dinheiro pode ser movimentado sem o monitoramento do estado
anônimo
03/05/2024 12h16
Discordo.

O PIX é muito prático, porém, o dinheiro físico é a única arma que ainda nos resta para preservar nossa privacidade ao fazer compras e outros tipos de uso. Quando o governo nos empurrar para a moeda digital, não restará mais nada de privacidade e segurança monetária. Sem contar que, o estado poderá cobrar impostos automaticamente, como por exemplo água e luz, sem nos dar a chance de gerenciar nosso próprio dinheiro. E se um novo Fernando Collor surgir no futuro, todos ficarão chorando e chupando o dedo, pois com apenas um clique, um político poderá bloquear todas as contas do país ou confiscar metade do dinheiro das mesmas.
03/05/2024 01h46
Eu sou caixa e concordo kkk
Dinheiro não corre risco do funcionário quebrar
Agiliza o cliente
Não tem troco errado
03/05/2024 12h40
Maconheiro deveria acaba
03/05/2024 01h44
Daq uns anos sepa vai ser extinto msm tudo digital
03/05/2024 05h50
Eu acho que seria uma boa, porque isso já tá ultrapassado para os tempos atuais, mas temos que levar em consideração as camadas mais humildes e que não têm acesso a tanta tecnologia, algumas pessoas vivem nas ruas e nem celulares tem. Também tem pessoas idosas que não conseguem manusear um celular e se adaptar a esse mundo tecnológico, então, eu acho que tem que ser pensado com calma. Por exemplo, o dinheiro físico poderia continuar existindo apenas para quem quer utilizá-lo.
anônimo
03/05/2024 10h21
Seria interessante. Na verdade a intenção do banco central é essa. Está perto de lançar o real digital e a plataforma drex. Eles pretendem fazer o possível para incluir as pessoas e todos os negócios para acabar com o dinheiro físico em algum momento.
03/05/2024 02h20
Não gosto de dinheiro físico, mas sou obrigado a usar porque em alguns transportes tem uns primitivos que acham que ao fazer um pix vão ter seus dados vazados jsksks
03/05/2024 02h16
É só não usar mais.
anônimo
03/05/2024 12h26
Não.
Dinheiro físico eh tua segurança. Imagina o que aconteceu na Argentina em 2001 quando governo simplesmente limitou o saque. O que ocorre no Brasil no governo Collor que confiscou a poupança. Durante período de crises, ter em Dinheiro físico eh uma necessidade.
03/05/2024 13h04
Não, isso é perigoso.
03/05/2024 13h06
No Japão existe moeda de 1 iene e eles de fato dão troco de 1 iene. Essas horas defendo isso
03/05/2024 15h01
Nunca.

E deixar o governo ter mais controle sobre a população do que já tem?
elas respondem
anônima
03/05/2024 10h24
Não.

Acho que só no Brasil isso de perder dinheiro é algo comum, aqui se uma coisa custa 0.99 a pessoa vai ter que dar o troco certinho. O que pode acontecer é tu fazeres o favor de ficar número certo mas só acontece quando queres dar gorjeta ou quando vês a pessoa aflita pq não tem trocos, o que é raro.

Nem toda a gente tem possibilidade de usar cartão e tmb em caso de perda de um nota é uma coisa de cartão ja é outra.

Sem falar que certos cartões etc pagas por cada transação uns trocos igual... Só que nesse caso é certo que perdes.
03/05/2024 10h44
Sim , concordo
03/05/2024 12h19
Concordo.
anônima
03/05/2024 12h57
Não concordo, eu amo dinheiro. Acho chique sacar uma nota de 100 ou de 200 da carteira e ainda ficar várias lá. Amo a textura e o cheiro do dinheiro. Eu amo dinheiro.