Sim, mas a busca pela democracia é uma luta que não tem fim. Não é como se fosse estabelecida e pronto, ela pode acabar com o tempo.
Percebe que até a maior democracia do mundo correu sérios riscos de colapsar há pouco tempo atrás. Vários "manifestantes" invadiram o prédio do congresso americano com o intuito de aplicar um golpe.
Se até os EUA correu esse risco, imagine países como Brasil que possui uma democracia jovem? Isso aqui para acabar a democracia e impor algum tipo de regime de exceção não é muito difícil. E pode não vir apenas do presidente, pode vir do congresso ou do STF mesmo, uma ruptura constitucional.
A exemplo do que tem acontecido no STF esses dias, com ministros determinando prisão e cerceamento da liberdade de expressão de alguns por simplesmente levantar hastags, queira ou não, isso é censura, um resquício ainda da ditadura militar, dessa ânsia do estado controlar todos os aspectos da vida dos cidadãos.
Arroubos autoritários podem ocorrer no mundo todo, desde países desenvolvidos até os emergentes. Mas países subdesenvolvidos como os da américa latina correm um risco adicional.