Como o meu marido sempre acompanhou a vida escolar da nossa filha,desde a pandemia eu trabalho fora e não tenho tempo de ir nas reuniões de pais e mestres, hoje descubro que a minha filha, estudante de escola do município está tendo aulas de ensino religioso. Ensino religioso entre aspas pois quem ministra é a uma pedagoga que é tiazinha da catequese da paróquia aqui perto de casa. Acho esta disciplina um desserviço, poderiam era ensinar ética, educação no trânsito , noções de economia doméstica.... Na cidade de vocês ainda existe essa disciplina nas escolas?

elas perguntam
6 9
eles respondem
24/05/2024 11h11
Sim, é, de forma optativa. Ninguém é obrigado.
Apenas lamento por não utilizarem princípios aristotélicos, São Tomas de Aquino, dentre outros, no ensino, não apenas de religião mas também, como estudar, aprender e buscar a verdade.

Muito mais útil e eficiente do que essas bobagens de cursos de trânsito, identitarismo, vitimismo e outras merdas que enfiam nos alunos por aí...
anônimo
24/05/2024 08h11
Isso começou de 2020 para cá após a reforma do E.M..
Qualquer curso optativo seria uma merda, o ensino público sempre foi tendecioso e mal-empregado.
24/05/2024 12h43
Quando eu era ateu eu pensava assim também.
Mas depois que me converti ao catolicismo e comecei a estudar os grandes santos da igreja, percebi uma bela obra de filosofia. Santo Agostinho, Santo Tomas de Aquino, São Bernardo do Claraval... Excelentes leituras para a vida.

Mas concordo, ensino religioso pela rede pública deve ser deprimente.
anônimo
24/05/2024 12h13
Sim. Mas não é como antes, aqui onde eu moro trata-se de algo mais amplo e histórico tipo assim, o que é religião, quais são as principais religiões do Brasil e do mundo, entretanto, quando os professores estão ensinando eles deixam tudo muito aquoso e sem sal fazendo com que a criança nem entenda a perspectiva histórica da matéria, isso acontece porque muitos que ministram as aulas não possuem sequer formação em teologia ou história.
24/05/2024 12h18
Não sei hoje em dia, mas tive essa matéria no ensino médio (entre 2012/2013), não era pregando apenas uma religião, falava sobre todas e um pouco sobre ética e coisas filosóficas.
24/05/2024 12h47
Concordo, aulas sobre religião é desnecessário e deveria ser trabalho dos pais, a escola poderia substituir aulas de religião por aulas de educação financeira, por exemplo.
elas respondem
24/05/2024 07h50
Eu poderia responder de forma sincera, mas vão dizer que é teoria da conspiração. Não sou de jogar pérolas aos porcos.
24/05/2024 09h32
Eu nunca tive essa aula no ensino público, devem ter inventado recentemente ou é frescura dessa escola, dê uma pesquisada sobre.
anônima
24/05/2024 09h37
E não estamos todos nós submetidos ao "clero" em diversas áreas imperceptíveis ou perceptíveis da nossa vida? Aqui, existe. Eu tive aulas de Ensino Religioso desde o fundamental.
24/05/2024 11h04
sim, eu tive aulas de ensino religioso durante o ensino fundamental todo.
anônima
24/05/2024 11h06
Sim aínda tem
24/05/2024 11h06
Sim, eu tive essas aulas no ensino médio e amava.
anônima
24/05/2024 11h25
Aqui minha filha de 15 anos estuda essa matéria, mas não estuda diretamente as religiões, fala um pouco sobre ética,faz atividades interativas,e um pouquinho sobre as culturas antigas,,mas não sei porque não mudaram o nome da matéria ainda
24/05/2024 11h27
Eu sou contra educação religiosa em escolas públicas, até por isso aí que vc está falando, agora se eu coloquei meu filho em uma escola católica ou presbiteriana são outros 500.