Quem bajula e finge que trabalha (fazendo o mínimo ou a média) ou aquele que se esforça e faz tudo bem feito?
Estou perguntando sério, não é ironia.

elas perguntam
5 3
eles respondem
11/06/2024 16h11
Depende do quanto a empresa é movida por lucro ou por relações políticas.

Empresas que são movidas por lucro precisam de empregados esforçados. Um chefe preguiçoso pode até ter inveja ou raiva de um funcionário esforçado e cortá-lo na primeira oportunidade que tiver para impedir que ele revele o quanto outros funcionários estão aquém do que poderiam agregar em valor para a empresa. Mas, se a empresa for movida por lucro, a demissão ou não reconhecimento (promoção) de empregados bons invariavelmente a levará a produzir (e lucrar) menos, causará insatisfação no empregado não reconhecido e, em última instância, o aumento do turnover (quando o empregado deixa a empresa), além de resultar muitas vezes na demissão dos gestores e o surgimento de concorrentes mais eficientes.

Empresas movidas por relações políticas e subsídios não têm o mesmo incentivo. Nessas, vale à pena ser um funcionário mediano, afinal, elas se beneficiam dos privilégios da condição de monopólio/oligopólio (podem até ter concorrentes, mas governo e outras instituições grandes as protegem contra a falência por meio de subsídios). Seguem uma lógica semelhante à do serviço público, que não é uma atividade cuja importância é determinada pelo lucro (pela população), e sim pela importância conferida discricionariamente por burocratas, e por essa razão não têm a satisfação do cliente final (o cidadão) como critério inegociável de qualidade. Para os empregados dessas empresas, a cartelização e a mediocridade costumam ser mais eficientes.
11/06/2024 17h30
Depende da cultura da empresa.
14/06/2024 07h41
Aquele que se esforça e faz tudo bem feito
anônimo
14/06/2024 08h49
Ninguém
elas respondem
11/06/2024 16h00
Se dar bem em local de trabalho é ilusão, empregados são descartáveis, empresa nenhuma tá ligando pra empregado, o certo é ir ao trabalho fazer apenas o que deve.
11/06/2024 17h43
Normalmente a que bajula se dá bem
anônima
13/06/2024 05h21
O primeiro. Principalmente no Brasil