Não compreendo como alguém pode sentir orgulho ou vergonha de algo que não é mérito.

Eu não entendo, por exemplo, aqueles que dizem "eu tenho orgulho de ser brasileiro" ou "eu tenho vergonha de ser brasileiro". Eu questiono: ora, por acaso vocês poderiam sentir orgulho ou vergonha de serem noruegueses, moçambicanos, japoneses, se nasceram no Brasil?? Da mesma maneira, esses que chegam com essa conversinha de "orgulho negro" ou "white pride" são deliberamente ignorados por mim. Como você pode ter orgulho da cor da sua pele, de ser negro ou branco, se não foi você que escolheu a cor dela, mas sim Deus?

Orgulho a gente tem que sentir quando há algum mérito na coisa. Ex: orgulho de vencer uma prova de atletismo, orgulho do filho que passou entre os primeiros colocados no vestibular, orgulho da avó que ganhou o campeonato de culinária, orgulho de ter conquistado o emprego desejado, orgulho de fazer uma mulher gozar três vezes numa noite, com recibo assinado por ela. Disto sim se pode sentir orgulho.
26/10/2017 20h44
Escravidão sempre existiu, os próprios africanos tinham escravos de outras tribos, o mesmo vai para os Vikings, romanos, egípcios, etc. Se for para ter alguma dívida é uma que engloba toda humanidade.

http://renatofurtado.com/wp/2015/05/13/negros-escravizaram-portugueses-por-mais-de-741-anos/
https://spotniks.com/nao-existe-racismo-reverso-existe-racismo-e-nao-apenas-contra-negros/

O que acontece no Brasil são valores distorcidos:

Um cara anda com camisa do Che Guevara, Stalin, Mao Zedong é aplaudido.
Se alguém andar com Hitler que é da mesma laia não.
Andar com uma camisa escrita Black Power é massa.
Andar com uma camisa escrita White Power é racismo, nazismo, selvagerismo.
Falar expressões como negro lixo é motivo para ações penais enquanto branco lixo é motivo de piada.
A própria separação criada por quotas que envolvem somente a cor da pele, sendo que isso não quer dizer bosta nenhuma, e tira vagas de que realmente necessita.

Vou colocar algumas frases abaixo, quem escreveu? Hitler ou Marx?

“Em suas aplicações históricas e políticas, Trémaux é muito mais importante e frutífero do que Darwin. […] Como ele indica (ele esteve na África por muito tempo) o tipo comum do negro é apenas a degeneração de um tipo muito superior."

“Entre todas as nações e grupos étnicos da Áustria, há apenas três que têm sido portadores do progresso. […] Os alemães, os poloneses e os magiares. Por essa razão eles são, agora, revolucionários. A grande missão de todas as outras raças e povos – grandes e pequenos – é perecer no holocausto revolucionário.”

Se falou Marx acertou nem vou comentar do livro ”Sobre a Questão Judaica" dele.

É no pensamento dele que crianças e adolescentes se alimentam todos os dias em escolas.
26/10/2017 20h25
1° Que o Brasil é um país extremamente miscigenado,a esmagadora maioria desses que se dizem "negros" são na verdade pardos.O mesmo vale pra quem se considera branco só pq têm o tom de pele clara sendo que pode até ter mais ancestralidade africana que alguém considerado "negro".
2° O comentário do Anaximandrus também foi cirúrgico,desafio quem for capaz de argumentar contra isso.
anônimo
26/10/2017 19h43
Boa pergunta.
26/10/2017 19h38
Porque um deles é oprimido, insultado e segregado por causa da cor da pele, o outro não...
elas respondem
anônima
26/10/2017 20h15
Hipocrisia pura ser negro, branco ou amarelo e só mais uma das tantas características q diferenciam uma pessoa da outra e se por acaso alguém quiser ter orgulho tem td direito de ter orgulho indiferente da cor da pele e quanto a quem vai começar de minha pele e pura e bla bla lembra q vivemos num pais q se originou com índios, portugueses, franceses, africanos, japoneses, italianos e tantos outros ou seja antes de declarar orgulho lembra q vc pode ter uma descendência q esta ignorando.
26/10/2017 20h03
Porque os negros foram escravizados no Brasil, então eles querem ser vítimas até o fim dos tempos.
anônima
26/10/2017 20h40
Não é racismo
Tenha orgulho da sua pele o quanto quiser .Vc só não tem direito de sair falando que é melhor do que outra pessoa por causa disso.Aí sim será chamado de racista ;)
anônima
27/10/2017 01h24
Em que momento da história ser branco foi motivo de vergonha ou sinônimo de escravidão?
anônima
26/10/2017 22h45
Faço das palavras do @edu1945 as minhas palavras.