6.33K  27/10/2017 17h37

Ola pessoal, ultimamente tenho sentido a necessidade de partilhar isto com alguem, porque nao aguento mais. Namoro com o meu namorado há cerca de 5 anos, e estou cada vez pior no que toca a querer saber tudo o que ele faz tim por tim, se ele nao me diz o que esta a fazer stresso e fico ansiosa, começo a ter pensamentos negativos e apetece-me desprezá-lo sem motivo algum. No passado ele deu-me motivos, mas isso é uma longa história. Agora parece que está bem, nao me dá motivos nenhuns mas ainda assim parece que fico paranoica com tudo. Sinto que o estou a sufocar muito e temo muito perde-lo, ele ja me disse varias vezes que esta farto de mim e que nao aguenta este meu feitio. Tenho ciumes de todas as amigas dele, dos amigos nem por isso, fico mais tranquila. Sinto que tenho de o ter sob controle, e sei que isso é super errado. Gostaria de falar com alguem que ja passou ou passa pelo mesmo, para nao me sentir sozinha.

elas perguntam
6 4
eles respondem
27/10/2017 16h51
Calma, tu não está sozinha. Isso é insegurança e sim, é perigoso e pode destruir teu relacionamento. Mas o fato de tu estar aqui desabafando mostra que tu tem consciência da situação, e este é um passo decisivo (o primeiro).

Tu vai ter que trabalhar isso. Controlar-se. Observar a si própria e aprender a lidar com esse borbulho de sentimentos de inferioridade e medo. Não há receita, apenas um longo e duro trabalho mental.

Boa sorte.
27/10/2017 17h15
Ter admitido tua obsessão já é o primeiro passo para enfrentar o problema. Essa insegurança nasce porque você deve estar com tua estima baixa e isso faz com que você o veja como a única razão da tua felicidade e teme perdê-lo. E isso irá acontecer se você não mudar o teu comportamento com você mesma. Se ame em primeiro lugar e seja feliz por si mesma e que ele seja apenas um complemento de tua felicidade.

Tudo isso acima não é fácil de mudar, porque o cérebro já está condicionado a fazer você agir assim, mas você deu o primeiro passo e assumiu o problema, agora procure ajuda de um bom psicólogo e aos poucos você mudará teu comportamento.

Boa sorte
27/10/2017 17h02
Ciúme não é a causa dos seus problemas, é a consequência de sua insegurança. Um pouco é bom, mas no seu caso já é demais. Se o cara já tá cansando, tá iminente o término. Só tem um jeito de se controlar:

"Treine a si mesmo para deixar partir o que mais teme perder".
Mestre Yoda.
anônimo
27/10/2017 17h05
É insegurança, e como você mesmo disse, existe por motivos. Apenas tente não se corroer com isto, só faz mal a ti mesma.
anônimo
27/10/2017 17h07
Ninguém aguenta isso, é sufocante. Pare logo com isso.
anônimo
27/10/2017 17h22
Isto se designa ciúme obsessivo, ciúme possessivo ou até mesmo parananóia ou psicopatia.

Não há um homem que suporte isso por muito tempo. Você vai perder o seu homem e, quando perdê-lo, vai ficar ainda mais triste. E, quando ele se separar, se ele gostar de você, ele também vai ficar triste, mas vai ser melhor para ele.

Muitos "sábios" e "sábias" aqui neste site logo te mandam buscar "psicólogos" para qualquer problema. Eu já digo que você deve procurar, primeiro, alguma mulher mais velha que você, da sua confiança e desabafar: sua mãe, sua avó, uma tia, uma prima, uma vizinha mais velha, e conte tudo o que você contou aqui, com maior desenvolvimento, para uma delas. Sem medo, sem receios. Esta pessoa que lhe ouvirá e talvez saberá lhe indicar um bom caminho.

O ciúme excessivo, mais do ferir a si e ferir o outro, ele nos corrói a nossa própria alma.

Cuide-se e fique bem.
elas respondem
anônima
27/10/2017 16h56
Antes de dar minha opinião queria te elogiar porque você escreve muito bem. Bom, eu estou/estava assim mas, cheguei ao ponto de uma crise de ansiedade e fui parar na urgência psiquiátrica. Não é assustador porque o sentimento que tenho é o de "por que não fiz isso antes"! Então o que te aconselho é isso. Me fez muito bem e está fazendo cada dia mais. Precisamos cuidar da nossa mente que vive cheia de ideias. Então faça isso. Faça agora. Esqueça esse homem por alguns instantes e cuide da sua cabeça! Você precisa e você vai melhorar...vai se sentir leve e sem o peso desse relacionamento que te magoa e eu sei que magoa muito. Procure um psicólogo! Só vai te fazer bem! Te garanto. A gente esquece de nós mesmas pra viver por esses caras que não valem a pena e só tratam mal. Vá cuidar de você agora, menina. "Você não tem ossos de vidro" você é forte mas só vai sentir toda essa força depois que for no lugar certo: ao psicólogo. Espero ter ajudado um pouco! Um beijo!
27/10/2017 16h57
Primeiro você tem que aceitar que não tem controle de tudo no mundo. Não vá atrás de descobrir as coisas que ele faz. Se ele fizer algo de errado e você descobrir, aí sim você pode surtar.
Isso é ansiedade. Uma coisa que ajuda é não ficar muito tempo parada. Procure atividades para fazer.
27/10/2017 17h34
A única coisa que vai te ajudar é terapia. Procure ajuda profissional, vc precisa achar um sentido pra sua vida.
anônima
27/10/2017 17h37
O livro “Batalha da mente” vai te ajudar bastante. Leia