1.85K  08/11/2017 00h58

Se eu tiver na rua e os policiais mandaram eu ir com mão pra cima e pra parede eu tenho direito de recuzar a fazer esse procedimento? existe uma lei? pois eu sou um cara do bem, sem passagens pela Polícia, trabalhador e não ando com aparência de vagabundo. Eu acho humilhante ter que passar por situações assim feio demais. Tava na rua conversando com meus amigos e o pessoal que não foi abordado geral ficou rindo da nossa cara depois.

eles perguntam
1 7
elas respondem
anônima
08/11/2017 00h43
Se quiser ficar preso claro que pode.
eles respondem
anônimo
08/11/2017 00h41
Não pode. Uma autoridade policial é soberana na ruas. Os policias podem lhe revistar, sim. Muitos bandidos podem guardar drogas, carteiras, dinheiro e pertences de outréns em seus bolsos, carros, etc. É trabalho regular do oficial policial fiscalizar isto.

Uma vez eu já fui revistado no próprio muro da minha casa. Não carregava nada ilegal, obviamente, apenas estava retornando para a minha casa, de bermuda, camiseta e chinelos, depois que acordei às três horas da manhã, fiquei sem sono e decidi ir comprar cigarros e queijos na padaria 24h que fica a umas três quadras da minha casa.

Dois policiais chegaram à pé e me colocaram de frente para a parede de fora do próprio muro da minha casa. A porta da casa estava fechada porque eu mesmo havia fechado, quando saí. Eu disse a eles:
- "Tudo bem. Fiquem tranquilos." Eu abro as pernas e permito a revista. - "Mas é só para informar: esta casa É a minha casa!"

Até aí tudo bem. É o trabalho da polícia. Até um quando o policial puxou o meu saco para baixo, na revista, forte, para machucar. Aí começou a gritaria, minha e deles:
- "Quem vocês pensam que são, seus filhos da puta?!"
- "Quem você pensa que é?!"
- "Eu já disse que a porra dessa casa é minha, caralho!"

Eles apontaram arma para mim. Minha mulher na época, que estava dormindo, escutou a gritaria, reconheceu a minha voz, levantou-se a abriu o portão:
- "O que está acontecendo? xxxxxxxx " Aí um policial comentou:
- Ah, agora já vi. Está certo

Então pus os dois pés em casa e comecei a gritar do portão:
- Voltem aqui, seus filhos da puta! Se forem homens! Voltem, seus filhos da PUTA!!!!

Os policiais sabiam que tinham cometido um erro e que, pelo horário, jamais poderiam invadir a minha casa. E eu continuava gritando:
- Entrem aqui agora seus filhos da puta!! Enquanto eles iam se distanciando, à pé.

Pela Constituição, uma residência só pode ser invadida por autoridade policial entre o amanhecer e o anoitecer, exceto em caso de flagrante.

Eu já sabia disto.
08/11/2017 00h08
Se pudesse nenhum bandido seria pego.

Não é crime andar sem documentos, por exemplo, mas recusar-se a se identificar é contravenção penal.

O que pode fazer é exigir identificação do policial e ser revistado por um agente do mesmo sexo.

Cai na real, contribua que é pra sua segurança. Quem não deve não teme. Humilhante é ser assaltado
08/11/2017 00h06
Você não pode recusar pois eles estão no cumprimento legal do dever mesmo que vc seja um cidadão de bem, eles devem e podem fazer isso com todos se julgarem necessário
08/11/2017 00h11
Até onde eu sei, voce não pode se recusar, até porque sera feito por meio da forca caso contrario. MAS para eles procederem com a abordagem eles tem que formalmente te acusar de alguma coisa entendeu?
Então eles veem e falam mãos a parede, e voce tem o direito de saber sobre qual acusacão. E inclusive de filmar o ocorrido.
AI com filmagem e essa suposta acusacão, voce pode entrar com um processo na corregedoria da policia militar e reinvindicar seus direitos.
Mas não é algo muito recomendado visto a trunculencia e violencia da pm
anônimo
08/11/2017 00h11
Foco principal no final da frase.
pois eu sou um cara do bem, sem passagens pela Polícia, trabalhador e não ando com aparência de vagabundo
http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,abordagem-policial-o-que-pode-e-o-que-nao-pode-ser-feito,10000012942
anônimo
08/11/2017 00h19
vai nessa kkkkkkkk
anônimo
08/11/2017 00h58
Em tese pode sim. A polícia não pode revistar sem um motivo, indício. Ela pode pedir identificação por exemplo. Mas não pode te revistar sem motivo aparente, só por estar na rua. Não pode a polícia revistar a esmo. Tem q ter motivo. Você pode se recusar sim. Vai te dar uma dor de cabeça apenas. Provável, depende do local, que te levem a uma delegacia, mas lá vc será solto e o policial é que vai ter q se explicar.