eles respondem
Há mães que são superprotetoras. Não há mau algum em trabalhar. Acho isso importante, principalmente se conseguir um estágio na área em que está estudando. Irá aprender muito mais, irá sentir na prática como é trabalhar na área, sem falar na possibilidade de conseguir o primeiro emprego na área.
Você já possui 19 anos, tome as suas decisões. Ouça sua mãe, mas quem decide é você.
Particularmente, acho o trabalho benéfico. Comecei a trabalhar com 16 anos. Para mim, além de necessário, precisava do dinheiro, foi ótimo em vários sentidos.
Que situação complicada. Um pai assim dentro de casa só traz problema, sei como é. Eu não sei se há solução de imediato, mas com o tempo e com os seus estudos, quem sabe você não arruma um bom trabalho e você e sua mãe não tenham mais que depender do seu pai. É bom planejar direitinho.
Continue trabalhando, estudando e apoiando sua mãe. Preocupe-se com aquilo que depende de suas ações. Às vezes e para todo o mais, só o tempo traz respostas.
minha mãe me da conselhos de que não é necessário, por um lado ela está certa,
ela está doente e recebe um salário mínimo, e meu pai..bom, ele é um problema maior, pois bebe, gasta dinheiro com jogo
//
Crente que você ia dizer que suas mães tem curso superior, classe média alta, mora em mansão, trabalham em empresa foda, apartamentos e carros luxuosos.
De onde sua mãe tirou que você não precisa de encaminhamento profissional e conseguir renda? Tá sobrando dinheiro de boa? Quanto ela te dá mesada? Ou solta um cartão de crédito na tua mão?
//
ela me diz que devo fzer isso, devo estudar e nn se humilhar em comércio..
Nessa parte eu concordo, comércio vai te sugar completamente, é muita exploração pouco dinheiro e enriquecimento dos donos. Se for trabalhar assim, pega período de natal somente.
//
Sobre emprego, qual o curso que você tá fazendo?
Se cadastra em todos os sites de emprego, vagas.com, Infojobs, LinkedIn, gupy, todos os possíveis e busca estágio na área que você está estudando, ja começa desde já, provável que não te chamem, não vai ser fácil, mas não desiste tenta aí mais de um ano direto enviando candidatura, até mais que um ano, vai atualizando o currículo enquanto vai avançando nos períodos. A melhor coisa que tu pode fazer é conseguir um estagio logo na área que você tá estudando. Você já se liga como é a atividade profissional, ganha um dinheiro que vai ser uma merreca, mas isso vai contar muito se você se formar no curso que tá fazendo.
19 anos é muito muito jovem para ter assertividade na área de trabalho, o mais importante é você saber se é isso mesmo que tu quer trabalhar na tua vida.
Passar em vestibular é fácil, se formar e sair com o papel que é foda, o mais foda ainda é sair com o papel e ver que trabalhar com aquilo não é o que te potencializa.
Boa sorte, parabéns pelo ingresso na faculdade.
Qual curso mesmo?
Faculdade sem experiência, não vale nada. Arrisco a dizer que mo mercado privado, experiência vale mais. Só medicina sai fora desse globo, mas daqui uns 10 anos será próximo.
Experiência + conhecimento = money
Acho que é muito nobre de sua parte querer ajudar a sua mãe nessa situação. Eu penso que a reflexão que você deveria fazer é se conseguirá levar o trabalho e a faculdade juntas. Não é impossível, muitas pessoas fazem isso e dá certo mas com certeza vai exigir bastante de você. Falo isso porque você não pode se sacrificar além de suas possibilidades porque a melhor ajuda que você pode dar para sua mãe é estar bem e presente para poder correr atrás do que for necessário quando ela mais precisar. Se você não aguentar, vai ser mais um problema e aí quem vai precisar de ajuda é você.
Existem muitas questões para serem discutidas nesse contexto. É uma situação complexa e bem difícil. Em relação a dificuldade de se separar do pai, há melhores informações em assistência social e fórum de justiça, vão instruir vocês dos seus direitos, e de uma possível assistência, mas não é fácil. Quanto à sua dúvida entre trabalhar e estudar é algo pessoal, qual é sua prioridade? Vai conseguir estudar nessa situação complexa? Mas ao mesmo tempo o estudo pode te tirar definitivamente desta situação. Eu aconselho você a conseguir ajuda profissional, para fazer uma escolha mais acertada. Um psicólogo não vai te negar um conselho desses. Um advogado vai conseguir te aconselhar quanto aos seus direitos. E a assistência social talvez te mostre outras saídas. Mas independente disso, tenha amigos, converse com eles. Boa sorte.
Se tiver um trabalho que dê certo p vc trabalhe, sim. A gente faz faculdade, mas infelizmente isso não é garantia de emprego. Então trabalhe sim, não perca tempo, comece o quanto antes. Vai ser bom p vc e sendo bom p vc vai ser bom p ela.
eu estudo e trabalho, um não anula o outro
Vá procurar a porra de um trabalho pode até ser um estágio pequeno, mas lembre-se que precisa se qualificar
tava bom ate começar com papinho de narcisista
arruma alguma coisa simples pra fazer.. quem sabe um doce...
continue estudando.. muito bom
daquii 4 aninho já tem um diploma.. já vai fazer uma pos.. aos 30 quem sabe já tem a própria casa..
muito bem.. entrar num concurso baum ai e ganha dinheiro.. pobre tem que ganhar dinheiro.. é o jeito de sobreviver
Sua mae não é incrivel, ela vai pedir para você nao arrumar um emprego agora mas depois vai jogar na sua cara que você nao faz nada da vida e é uma encostada. Eu faria o que quero e nao o que os outros acham melhor para mim mas isso é com voce.
A renda do seu pai é muito maior do que a da sua mãe?
elas respondem
TRABALHE. Meu MAIOR ERRO foi cursar faculdade sem ter trabalhado junto, eu caí no mesmo papo da sua família e agora eu tenho 28 anos e zero experiência no mercado, e ninguém quer me contratar. Se não quer essa vida empacada que eu levo, trabalhe.
Como sua mãe sustenta vcs só com um salário mínimo? não da amiga, vai trabalhar e fazer o seu pra ela ficar mais tranquila
O trabalho dignifica o seu patrão.
Trabalhe, moça, só vai te trazer benefícios.
Se for deixar pra trabalhar só no final da faculdade tu vai enfrentar muita dificuldade por nao ter experiência. Melhor começar agora, de preferência em algo pequeno na tua área, nem que seja estagiária ou menor aprendiz.
Pelo que vcs estão passando não é fácil, mas se existisse lei severa pra homem que ameaça bate agride de qualquer forma tá Deus na causa sobre essa violência e insegurança com a mulher se existe lei de verdade mesmo que puni isso, é muito difícil mulher terminar a relação casamento de anos e difícil pra mulher pra julgamento da sociedade e realidade e assim mesmo tá achando quê é fácil pra mulher ser tratada bem depois de dirvocio aí é falação fofoca fala mal mesmo julga não é fácil não psicológico da mulher fica abalado,.VC ia gostar de escutar as fofocas, tipo assim aquela mulher não quer aguentar a família construir uma família e tal é vulgar e isso é aquilo e fraca e dessa maneira que são julgamento da sociedade e da religião, e tanto nome que é feio e horrível pra uma mulher ouvir na sociedade e da religião e complicado, se vc quer mesmo estudar e trabalhar faça o que vc realmente amar de fazer ,e tentar ser terapeuta de sua mãe e de seu irmão, já seu pai só vai aprender quando justiça realmente fazer, com ele certo então é isso peça pra Deus abençoa a sua família . Segue sua vida e ajuda realmente sua mãe ter os hormônios pô causa dessa situação que eu descrever e muito difícil uma mulher tê uma felicidade verdadeira ,pô que falsidade é que mais tem e Deus abençoe sua vida fé em Deus e resto vc sabe fazer isso.
Ng consegue sustentar a si mesmo e 2 filhos com um salário mínimo, ela vai sim precisar de mais um apoio financeiro para largar seu pai, procure um emprego.
Arruma um estágio na sua área bom.
Existem faculdades bem puxadas...muito difícil conciliar trabalho e emprego, na minha faculdade praticamente ngm trabalhava...entretanto as particulares são super fáceis...vc praticamente compra o diploma. Logo, dá para trabalhar. E sua mãe te protege pois acha q é muito difícil conciliar trabalhos e estudos, oq é verdade...mas depende muito da faculdade.
Um salário mínimo não é o suficiente para vc sua mãe e seu irmão. Vc já tem 19 anos tem que decidir sobre a sua vida. Sua mãe precisa de um acompanhamento psicológico e se divorciar, desculpa me meter nisso, mas ninguém merece viver doente por causa de uma pessoa que só faz mal. Eu sei como é, teve uma época que meu pai era assim, ele bebia, jogava e a gente ficou sabendo que dava dinheiro a mulheres, foram dias horríveis! Meu pai nunca tinha pago um refrigerante pra gente, mas ficava saindo com amigos e putas e pagando pra eles, nunca fez questão de nossa companhia.
Vou ser sincera com você. Sou pobre, e faço faculdade. Meus pais pagam e também estou desempregada. Cada semestre que passa fico com peso na consciência, porque só aumenta o preço.
Investir nos estudos nunca é demais, você pode encontrar um emprego de meio período, por exemplo, futuramente, porque no momento não se mostra necessário. Porém, nesse período estude igual uma condenada.