Estudar de graça pela nota boa. Vejo que nas particulares, mesmo a pessoa ficando em posição alta tem que pagar o curso. Exemplo; minha irmã ficou primeiro/ segundo( não me lembro bem) e mesmo assim tinha que pagar se quisesse cursar.
Faço faculdade pelo Enem. Mas gostaria de trocar de curso, o que não é possível. Então queria outros meios.

elas perguntam
4 5
eles respondem
13/11/2017 09h12
Vestibular, transferência, ingresso de diplomado, Fies, bolsas, etc

Google it
13/11/2017 09h22
Caso você quisesse mudar apenas de instituição poderia fazer uma transferência. Mas se quer trocar de curso tem que fazer todo o processo seletivo de novo, tem que ver se as universidades de onde você mora aceita o Enem ou é o vestibular tradicional.
13/11/2017 09h30
Eu fiquei em segundo lugar na Federal de Goiás tinha o Vestibular e tem como aproveitar a nota do Enem, tem uma média se a nota do Enem for maior que a do vestibular usa a nota do Enem (opcional). O bicho tá pegando já tô vendo se faço um requerimento para aproveitar as disciplinas da particular que terminei.
13/11/2017 19h36
Vestibular proprio da faculdade ou transferencia,
Mas transferencia é bem dificil de acontecer.
elas respondem
anônima
13/11/2017 09h24
Há universidades federais (algumas) que aceitam alunos de particulares (vindos do mesmo curso), mas talvez vc precise ser ''a aluna''.
Procura saber onde vc gostaria de estudar (alguma federal) se há essa possibilidade e como funciona. Universidade federal é mto focada em formar pesquisadores e não em mercado de trabalho, caso queira seguir a carreira acadêmica (graduação, mestrado, doutorado) e ser professora/pesquisadora em universidade... uma universidade federal pode ser uma boa escolha. Corre atrás!
13/11/2017 09h27
Tem que pagar por causa da sua renda, se for baixa renda geralmente as universidades particulares tem um esquema de bolsa.
Pelo que eu sei, você pode fazer, ao menos aqui se chama provar, que é quando você já tem um diploma e quer fazer outra faculdade sem precisar do vestibular, pra reoptar curso ou vir de outra instituição.
Se informe na sua universidade porque eu acredito que tenha como se tiver vaga no curso.
anônima
13/11/2017 09h28
Faz USP, Unicamp... Lá ainda não é requisito fazer o Enem pra entrar.
13/11/2017 19h36
as faculdades aqui no Estado pode ingressar com vestibular ou Enem agora Federal só com Enem mesmo, vc já viu o Quero Bolsa?
13/11/2017 19h45
Faz o vestibular do meio do ano da federal, aqui na cidade que eu moro todo ano tem da federal daqui.