Serei contra a vaquejada, porém a pessoa que será a favor irá argumentar que as pessoas que são contra são hipócritas, pois comem carne. Como posso refutar isso?
Uma coisa é usar o animal pra se alimentar, seguindo todos os padrões de segurança e fazendo com que ele sofra o mínimo possível. Outra coisa é usar um animal como entretenimento, praticando maus-tratos físicos e psicológicos no animal (nesse momento você cita quais são eles).
Ao matar o animal para comer a gente não tortura ele, dá só um golpe e ele não sofre; já na vaquejada ele é machucado, torturado, quebra/perde a cauda, é um massacre.
Nem sabia o que era...
Aqui o que temos é com touros, tourada, mas só no sul.
Basicamente, o touro/vaca sofre imenso nesse tipo de entretenimento... São espetadas e são atacados por puro masoquismo de quem assiste e praticamente deixados a definhar (mesmo que digam que depois os touros passam os últimos dias no pasto). Enquanto carne para consumo, geralmente é minimizada a dor e é usado para algo que faz parte das necessidades básicas do indivíduo (ser humano) e não para lazer.
Não faz nenhum sentido comparar uma questão alimentícia com o entretenimento por meio do sofrimento de animais. Até mesmo a questão de utilizar animais como alimentos gera um debate, ainda partido desse ponto existem leis sobre o abate de animais que visam gerar um sistema que não prolongue o sofrimento do animal. As vaquejadas vão pela total contramão disso tudo pois o sofrimento causado nos animais tem como único objetivo a diversão humana.
Além de tudo esse argumento é regado de hipocrisia. Quem defende vaquejada se diverte com o sofrimento de animais e faz disso um entretenimento equiparável às arenas romanas do passado.
Pessoas com essa índole não deixariam de defender vaquejada pq as outras pessoas se tornaram veganas. Gente assim não leva em consideração o que os outros fazem ou deixam de fazer para avaliar suas próprias ações, gente assim quer apenas usar uma frase de efeito para defender seus hobbies que servem apenas para gerar dor e sofrimento aos animais.
Na vaquejada o animal é utilizado para diversão. O animal que é de abate é utilizado para suprir a necessidade básica. Pense em uma lagosta você pode acabar o sofrimento dela matando adequadamente ou pode tortura-la jogando em óleo quente por pura diversão, isso tu pode utilizar de analogia a vaquejada e o consumo de carne, já que na vaquejada eles sujeitam os animais a estresse extremo, maus-tratos, risco de fraturas, contusões, mutilações e óbito.
Não tem como refutar.
O máximo que pode fazer é falar sobre a necessidade de comermos proteína e a carne bovina ser a fonte mais barata.
E não caia na besteira de falar que o abate é menos doloroso por ser rápido.
Umas coisas que pode falar e que poucos sabem, é que antes do touro sair dando aqueles pulos, eles sofrem um aperto nas bolas. Ou acham que ficam com aquela violência apenas porque tem uma pessoa em cima?
Vaquejada é tão ridícula que vc terá muitos argumentos melhores que o dele.
Mas tem o lado econômico e comercial, nisso vc precisa apresentar alternativas, só assim vencerá o debate.
Dizendo que a carne é produzida para uma finalidade, a da alimentação, já predestinada a criação dos animais para o abate legalizado, enquanto a "cultura" da vaquejada é um costume antiquado, ultrapassado, que visa se aproveitar do animal para divertimento de uma espécia que se reconhece como "racional", mas que nesse caso é uma ignorância total.