eles respondem
Mobilização popular no momento não tem, em 2015 foi um dos últimos e maiores que teve, o povo perdeu a chance de caminhar até brasília, e foi tudo por água abaixo, o povo confiou no establishment. E mobilização é algo extremamente frágil, principalmente quando não está ligado a uma identidade coletiva minimamente sensível. E na sensibilidade mora o grande problema, o brasileiro tá anestesiado a séculos. Os estadunidenses fizeram uma revolução pra preservar seus modos de vida e cultural por somente 15% de impostos e o brasileiro paga quase 70% hj.
O ápice foi o impeachment, a partir daí o MBL não fez mais nada nessa proporção.
A internet favorece esse tipo de quadro, é mais difícil esconder informações com essa ferramenta. Imagino que tem sido uma das poucas vezes em que pessoas têm buscado mudar a política por fora da política sem usar a política para isso, por meio do libertarianismo, que nunca esteve tão presente em algum lugar do mundo como atualmente, sobretudo no Brasil, com noções de contraeconomia, sobretudo. Dessa maneira, será cada vez mais fácil que pessoas possam viver sem necessitar lidar tanto com o entrave da política em suas vidas, com a descentralização dos poderes, surge cada vez mais uma governança, sem presença de mediadores ou com mediadores mais locais e com melhor aplicação do que políticos, que são os especuladores, os investidores e os empreendedores, e com uma aplicação mais direta e pessoal, pois fora os corporativistas que ficam pedindo dinheiro ao governo (dinheiro roubado de outras pessoas), sem os políticos, eles não terão opção senão usar o próprio dinheiro.
Não. Pessoas são manipuladas como rebanho, acham que wikipedia é diploma em ciência política, direito e economia e adoram salvar o brasil via discussão besta. A solução só é boa se for a que eles querem. Por isso ficam nessa putaria.
Eu particularmente estou pouco me fodendo. Cada povo tem os representantes que merece.