"Complexo de vira-lata" É uma expressão criada pelo escritor brasileiro Nelson Rodrigues, que entende se pela inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. "O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem".

elas perguntam
19 5
eles respondem
18/11/2017 22h08
Sim. Adoramos exaltar cultura e talento dos outros povos e ignorar os nossos.

Ironicamente ficamos putos quando algum gringo fala uma verdade inconveniente.
21/11/2017 21h26
Como sociólogo, creio que o Brasil esteja fadado à desgraça eterna. Não se trata de "complexo de vira lata". Basta aceitarmos o fato de que nossos traços culturais são extremamente favoráveis à desordem e ao subdesenvolvimento.
anônimo
13/01/2018 13h21
Vejo isso como o reconhecimento da verdade. Já viu quem faz sucesso no Brasil?
anônimo
13/06/2018 10h56
O Brasil é um país de acadelamento. pessoal só vira expert em passar a perna uns nos outros.
21/11/2017 20h51
Uma grande parte da população sim!
anônimo
18/11/2017 22h10
É uma questão mais complexa do que parece.

Muitos desses vira-latas o são pois não têm ciência da real cultura brasileira. Acham que a decadência cultural que se vê hoje é a essência do Brasil, sendo que nossa cultura já foi deturpada há tempos, porém ainda existe nos livros, nas antigas canções e nas mentes de poucos.
13/06/2018 10h48
Isso é verdade, muitos brasileiros tem essa opinião mas sempre percebo isso presente na pessoas de baixa escolaridade que cultuam endeusam americanos.

Aqui no site tem vários com complexo de vira lata, não vou citar lógico mas é fácil de identificar.

Que fique bem claro, não são todos os brasileiros mas muito gente derrota o que é nosso.
anônimo
18/11/2017 22h12
sim, é um povo com baixa autoestima.
13/01/2018 13h14
A pergunta é simples e a resposta complexa
anônimo
21/11/2017 20h52
Sim!
anônimo
18/11/2017 22h31
Sim muitíssimo kkkkkkkkkkk, Nelson era um gênio. Frequentemente ouço: "Porra! pq não fomos colonizados por Holandeses estaria tudo melhor, eles não deveriam ter desisto", Outros me falam: "Pô e os franceses hein? Arregaram foda, isso aqui taria muito meió", ou então: "E esses cristãos hein? Olhe os países protestantes são muitíssimo mais desenvolvidos!!!!!!! E eu escutei que eles tem uma educação muito meió". Esse é o famoso complexo de vira-lata. Qual o país que foi colonizado pelos flanelentos que é bom hj? Suriname? Africa do Sul? Ceilão? Formosa? Malaca? Os ingleses: Estados Unidos? Os E.U.A era um país de ladrões e refugiados religiosos nas Américas, pq na Inglaterra a perseguição religiosa era absurda. Austrália? Era aonde iam todos os estripadores, genocidas e assassinos. A Africa? Toda tomada pelas potências europeias, e as colonias inglesas? Nada... França: Guiana Francesa? Haiti? Não tem isso, não adianta essa de fui colonizado pelo fulano ou ciclano, chega uma hora que não somos mais os tais fulanos e ciclanos, somos totalmente diferentes deles, as soluções estão aqui e agr! Não no conforto de um vira-lata. E os protestantes, Deus me livre, eles adoram difamar os católicos. Hj nos E.U.A há uma industria gigantesca de difamação da Igreja católica e é quase que toda, ou de entidades supra-governamentais ou de protestante. A inquisição? Foi toda floreada e reluzida por mentiras protestantes. Os objetos de tortura, tão temidos da inquisição? Nenhum existiu, e os maiores historiadores na época de João XII foram convocados para esclarecer essa história e foram unanimes em concordar que nenhum, NENHUM era verdadeiro. Foram condenados 20 mil pessoas, 3 mil morreram e o primeiro livro protestante sobre inquisição disse que morreram 2 milhões. Então pô se seus argumentos são tão fantásticos pra quê camuflar com tantas mentiras? Então vamos lá, quer dizer então que pra protestante o que importa é a economia? E foda-se a moral? Foda-se crer em Deus?
anônimo
13/06/2018 11h32
A verdade é que esse país existe pra estrangeiro e não pra quem mora aqui,esse país já foi construído na base da corrupção está tudo escrito, portugueses escravizaram índios e etc.
Esse país se for para mudar vai levar umas 5 ou 10 gerações pra acontecer de fato a mudança em leis e qualidade de vida ou a tendência é piorar mais ainda.
Bom,e nossa geração está fardada a viver assim,com violência altos impostos e uma porra de estatuto que só favorece ladrão, traficante e estuprador
anônimo
19/11/2017 05h26
Não.
anônimo
13/08/2018 23h20
Não sei!
anônimo
07/06/2019 10h27
Complexo de pokémon
anônimo
13/06/2018 11h33
Não, geralmente são pachecos.
13/06/2018 11h30
É possível. Nunca tinha ouvido falar desse termo mas achei muito interessante.
Eu acredito que atualmente o país passa por uma miséria cultural muito grande.
Muitas obras que fizeram sucesso no passado são tidas como retrógradas ou até mesmo são desconhecidas por boa parte da população que está preferindo escutar os gêneros da atualidade que não estão oferecendo nenhum conteúdo bom, tanto de técnica musical quanto de mensagem na letra de alguma música. O eletrônico, as notas fáceis de se reproduzir, toda essa acessibilidade fez as obras perderem aquela elegância que se encontra facilmente em obras mais antigas da vanguarda em que a reprodução era mais difícil e exigia mais conhecimento técnico de quem iria fazer. E, pelo fato de o conhecimento ser mais valorizado e utilizado em outros países, ficou essa sensação constante de que todos são melhores que o Brasil, que o Brasil não tem qualidade alguma, sendo que nosso país é muito, mas muito, capaz de produzir coisas muito legais. Um exemplo é o chorinho, pode ver que esse gênero exclusivamente brasileiro ainda é muito respeitado lá fora, e é algo de um conteúdo muito massa, uma música muito bem executada e muito bonita (pelo menos na minha opinião como instrumentista).
13/06/2018 11h23
um povo que ta mais preocupado com o dedinho do neymar do que com a própria política e situação econômica do país, tem mesmo é que ser rebaixado a lixo! Não lembro quem disse isso mas "O brasileiro é uma raça que não deu certo".... apenas tenho que concordar, em quanto as pessoas não mudarem!
05/04/2018 05h27
Não me importo com isso.
elas respondem
19/11/2017 04h54
Com certeza, muita gente tem a tendência a achar que o Brasil é o cu do mundo. Não tenho a mínima paciência pra esse tipo de brasileiro...
anônima
21/11/2017 20h58
Pior ainda quando vão lá pra fora arruma um empreguinho e já acha que ta bem.... pior ainda os otarios que vão pra lá falar mal do país...
07/06/2019 09h46
Kkkkkk acredito que seja realmente mesmo. Não tem respeito pra si próprio. É uma vergonha.
anônima
05/04/2018 05h23
Acho que este termo é utilizado de forma pejorativa, pois, são as misturas que fazem o nosso povo tão especial
anônima
05/04/2018 00h01
Se existe um tipo de pessoa pela qual a Classe Média nutre a mais sincera devoção e idolatria, estes são os gringos. Gringos, para o médio-classista, são como seres de outro mundo, seres iluminados de uma esfera superior, de um planeta onde tudo é ao contrário do Brasil: não há pobres, o trânsito funciona, todo mundo é educado, as ruas são limpas e todo mundo é bonito e veste marcas conhecidas.Quando um gringo vem ao Brasil, a Classe Média se apressa em fazê-lo se sentir o mais confortável possível. Ele passa a ser o centro das atenções. Se for um intercambista, ficará no melhor quarto da casa do hospedeiro. A comida terá um incremento inédito de qualidade, a limpeza será realizada com o maior apuro possível, e muitas vezes até a decoração terá que mudar, de modo a denotar que os donos da casa, apesar de brasileiros, possuem refino e bom gosto. Se for turista, fará também a alegria dos comerciantes em geral.
Nossa Classe Média mostrará como podemos ser um povo bem hospitaleiro (aliás, esta talvez seja a única situação na qual o médio-classista se incluirá na definição de "povo"). O gringo se surpreenderá com o esforço que as pessoas farão para se comunicar com ele em inglês, ao invés de ele ter que seguir o caminho normal, aprendendo um mínimo do idioma local. O gringo será sempre a companhia mais desejada em público. O status de ser amigo de um estrangeiro, entre a Classe Média, não tem preço. Se você tiver esse privilégio, aprendiz de médio-classista, terá que fazê-lo demonstrando, com o olhar e o sorriso altivo, aquele sentimento de estar um patamar acima dos seus iguais. Enquanto for coadjuvante de gringo, você despertará a inveja e o respeito nos corações da Classe.
Logicamente, para se encaixar na categoria “gringo”, nem todo estrangeiro é permitido. A prioridade, claro, é para estadunidenses e europeus ocidentais ...
http://opovodeslumbrado.blogspot.com.br/2012/10/pagar-pau-pra-estrangeirocoisa-de.html?m=1