1.57K  25/11/2017 15h11

A falta de sentido na vida.

Conheci recentemente a obra de Viktor Frankl, psiquiatra austrícaco autor da logoterapia. Ele foi uma vítima do holocausto, porém sobreviveu aos campos de concentração e prosseguiu sua carreira na medicina.
Segundo ele, o pior vazio que podemos experimentar é a falta de um sentido para a vida.
Vejo certa propriedade em sua fala, pois ele teve tudo tirado de si. Viveu uma situação de horror extremo e sobreviveu.
Ao fim da guerra, tornou-se uma melhor versão de si. Soube se reerguer.

E você? que pensa?

elas perguntam
12 5
eles respondem
anônimo
19/11/2017 20h46
Viktor Frankl sem dúvida é o maior psiquiatra do século XX. Talvez o maior de todos os tempos.

Que bom ver gente conhecendo as obras dele.
anônimo
19/11/2017 16h18
Acredito que seja.
anônimo
19/11/2017 21h46
Vamos lá Karina, mais uma tentativa de aplicar a lógica humana para dar sentido à existência. Vou pegar um atalho, minha mãe teve seis filhos e vivia na miséria para cuidar, educar e alimentar estas bocas famintas. Esta grande mulher não teve um segundo sequer para sentir depressão ou discutir metafísica. Se ela fizesse isto seus filhos morreriam de fome. Então veja que fora do cérebro desta mulher existe uma realidade maior que não segue as lógicas de inicio, fim e meio, causa e consequência. Simplificando, seguiria Jesus e definiria esta lógica maior como amor supremo. Creio que isto que justifica a obra de Frankl, a explosão dos quasares e o que vai acontecer depois que vc e eu morrermos, que em nada é distinto do que havia antes de nascermos. Dentro desta visão cosmogônica não existem vazios nem maiores e nem menores.
anônimo
19/11/2017 20h27
Se a vida tivesse um sentido não teríamos liberdade, antigamente ficava mal pensando em um propósito, mas parando pra pensar, pra que um propósito ? Claro que não somos livres, mas ter a liberdade de pensar sobre esse assunto já é libertador.
anônimo
20/11/2017 09h09
Não.
Afinal, qualquer sentido que vc der pra vida continuará sendo vazio.
Por que a vida tem que ser preenchida por alguma coisa?
19/11/2017 16h16
Cada um vai ter o seu pior vazio, sendo que alguns se assemelham mais que outros.
19/11/2017 22h26
A busca sempre foi em nós mesmos, descobrir o que somos, que para mim está acima do corpo físico.
anônimo
19/11/2017 21h22
O pior vazio é a fome.
19/11/2017 16h14
Não concordo, na falta de sentido podemos encontrar a verdadeira liberdade, inclusive, a de criarmos um propósito para nossa vida.
anônimo
20/11/2017 18h11
Na mitologia, Odin, arrancou um de seus olhos e jogou num poço lá, em troca de um "gole de sabedoria", mais tarde, se enforcou, para ter mais sabedoria e conhecimento, no mundo dos mortos.

Ele precisou ir até um extremo, para assim, descobrir como é, como faz, o que é, o que fazer. Ele foi até o talo, para descobrir "o seu sentido da vida", todo conhecimento do universo e cosmos, blá blá blá.

Enfim, o que podemos resumir, é que somos todos como jóias recém tiradas da natureza, e com prática, esforço, podemos nos lapidar e virar uma jóia ducaralho! õ/

Sentido pra vida? Trepar. Meter. Fuder. Virar o zóin. Gerar um filho. rs
24/11/2017 09h06
Todos temos que achar um sentido para a vida. Mas esse sentido tem que trazer satisfação pra si mesmo.
anônimo
25/11/2017 15h11
Não concordo. Óbvio que se concluirmos que a vida não tem sentido, também não há sentido em viver. Todavia, jamais teremos a certeza absoluta da falta de sentido da vida. Na pior das hipóteses passaremos a vida buscando um sentido pra ela. E pra aqueles que esta questão não importa, viverão normalmente, com outras preocupações!!!! O pior vazio é o vazio por si só. Sem motivo aparente!!! Sem causa. Sem consequências
elas respondem
anônima
19/11/2017 20h39
Já li livros deles, concordo que o pior vazio é a falta de sentido na vida.
20/11/2017 09h01
Sim concordo. Mas se ele se ergueu, esse vazio pode ser preenchido.

Por Deus:) só buscar.
anônima
19/11/2017 21h02
O pior vazio pra mim é o da carteira...
24/11/2017 09h21
Concordo . Eu sinto esse vazio.