eles respondem
Viktor Frankl sem dúvida é o maior psiquiatra do século XX. Talvez o maior de todos os tempos.
Que bom ver gente conhecendo as obras dele.
Vamos lá Karina, mais uma tentativa de aplicar a lógica humana para dar sentido à existência. Vou pegar um atalho, minha mãe teve seis filhos e vivia na miséria para cuidar, educar e alimentar estas bocas famintas. Esta grande mulher não teve um segundo sequer para sentir depressão ou discutir metafísica. Se ela fizesse isto seus filhos morreriam de fome. Então veja que fora do cérebro desta mulher existe uma realidade maior que não segue as lógicas de inicio, fim e meio, causa e consequência. Simplificando, seguiria Jesus e definiria esta lógica maior como amor supremo. Creio que isto que justifica a obra de Frankl, a explosão dos quasares e o que vai acontecer depois que vc e eu morrermos, que em nada é distinto do que havia antes de nascermos. Dentro desta visão cosmogônica não existem vazios nem maiores e nem menores.
Se a vida tivesse um sentido não teríamos liberdade, antigamente ficava mal pensando em um propósito, mas parando pra pensar, pra que um propósito ? Claro que não somos livres, mas ter a liberdade de pensar sobre esse assunto já é libertador.
Não.
Afinal, qualquer sentido que vc der pra vida continuará sendo vazio.
Por que a vida tem que ser preenchida por alguma coisa?
Cada um vai ter o seu pior vazio, sendo que alguns se assemelham mais que outros.
A busca sempre foi em nós mesmos, descobrir o que somos, que para mim está acima do corpo físico.
Não concordo, na falta de sentido podemos encontrar a verdadeira liberdade, inclusive, a de criarmos um propósito para nossa vida.
Na mitologia, Odin, arrancou um de seus olhos e jogou num poço lá, em troca de um "gole de sabedoria", mais tarde, se enforcou, para ter mais sabedoria e conhecimento, no mundo dos mortos.
Ele precisou ir até um extremo, para assim, descobrir como é, como faz, o que é, o que fazer. Ele foi até o talo, para descobrir "o seu sentido da vida", todo conhecimento do universo e cosmos, blá blá blá.
Enfim, o que podemos resumir, é que somos todos como jóias recém tiradas da natureza, e com prática, esforço, podemos nos lapidar e virar uma jóia ducaralho! õ/
Sentido pra vida? Trepar. Meter. Fuder. Virar o zóin. Gerar um filho. rs
Todos temos que achar um sentido para a vida. Mas esse sentido tem que trazer satisfação pra si mesmo.
Não concordo. Óbvio que se concluirmos que a vida não tem sentido, também não há sentido em viver. Todavia, jamais teremos a certeza absoluta da falta de sentido da vida. Na pior das hipóteses passaremos a vida buscando um sentido pra ela. E pra aqueles que esta questão não importa, viverão normalmente, com outras preocupações!!!! O pior vazio é o vazio por si só. Sem motivo aparente!!! Sem causa. Sem consequências