As vezes, você sente vergonha de nao poder fazer algumas coisas por ter poucos recursos financeiros?
E não me refiro a lazer,me refiro a ter bastante roupas de qualidade,ter mais acesso a livros,cursos...
Eu sinto.

elas perguntam
9 7
eles respondem
23/11/2017 16h44
Vergonha não. Eu queria ter mais dinheiro, para várias coisas. Mas já passei da fase de me deixar afetar pela opinião dos outros sobre o que eu "tenho" ou "não tenho".
anônimo
23/11/2017 16h46
Vergonha Não mas fico putaso com isso
23/11/2017 22h13
Pior do que ser pobre na carteira, é ser pobre de atitude, cérebro, respeito, cultura....

Vergonhoso é ser uma pessoa pobre de mente.
23/11/2017 16h46
Vergonha, jamais. Só sinto falta de ter um pouquinho mais de money
anônimo
23/11/2017 16h52
Ja me senti um pouco envergonhado por não conseguir algumas coisas, tipo ter que levar minha namorada a pé pros lugares e não ter grana pra uma casquinha.
Porque fiquei desempregado um ano e so agora consegui alguma coisinha, ainda não ta 100%. E minha namorada me ajudou muito, por isso fico com vergonha por nao conseguir retribuir as vezes
anônimo
23/11/2017 17h15
Não sinto vergonha
Não me importo em ser pobre.
Ter um emprego já seria o suficiente para que eu pudesse
viver bem e feliz.
alp
23/11/2017 17h55
Vergonha não é a palavra, mas desanimo, desmotivação com certeza. Ser pobre não é vergonhoso, vergonha e ser rico, mas saber que foi de maneira desonesta que se conseguiu todo o dinheiro.
anônimo
23/11/2017 22h58
Tem que tentar enfrentar o sistema capitalista nosso, que diz que se vc não tem dinheiro vc não e ninguém, solução? Tente se relacionar com pessoas que tenha mais ou menos suas ideias e condições..
anônimo
23/11/2017 16h47
Nada.
Eu preciso de uma roupa básica pra me vestir e lazer eu faço com coisas simples.
Falta de dinheiro não é tanto problemático assim.
elas respondem
anônima
23/11/2017 16h49
Eu sou pobre, e tenho acesso à essas coisas.

[edit]
Roupas de marca dá pra comprar em brechós de "luxo", você satisfaz o seu ego e ainda poupa o planeta.
Livros mais caros você encontra da deep web, só cuidado com a polícia federal.
Cursos realmente são caros, mas existe uma plataforma chamada Coursera que tem cursos em várias escolas e universidades renomadas oferecidos gratuitamente, entre outras opções.
23/11/2017 16h54
Sou pobre e desempregada, feio e vergonhoso é aparentar ser o que não é, gostaria sim de ter um emprego, ter mais dinheiro.
23/11/2017 17h02
Eu não sou necessariamente pobre, nunca passei necessidade. Meu padrão de vida sempre foi o mesmo, mas se tem uma coisa que mesmo com aperto minha mãe nunca deixou de lado foi educação, curso, faculdade... Livros ainda vai, mas roupas e essas coisas sempre foi tudo do mais em conta, não digo que não tenho vontade de comprar algo caro as vezes, que eu ache bonito, mas não me faz falta se não tiver.
Acho que isso incentiva a gente, quero um dia não ter que me preocupar com preços.
anônima
23/11/2017 17h05
Eu sou pobre e consigo essas coisas tbm. O "problema" que eu sou de economizar, então não gasto à toa.
24/11/2017 00h49
Faço das palavras da @AnaQuinins e acrescento! Apesar do nosso país ser um lixo em relação a isso, educação e cultura é algo que não precisa ser rico para ter. Além do mais tem opções como museus que são gratuitos em sua maioria, bibliotecas públicas, eventos culturais, shows, tudo na faixa, só pesquisar. Já sobre livros, existem sites na internet como o Skoob onde vc pode trocar livros com outras pessoas, além de vários sebos físicos e virtuais onde vc pode comprar tudo por um preço reduzido. Pra mim só não tem acesso a essas coisas quem não tem informação. A internet é uma ferramente super poderosa, garanto que se vc aprender a usá-la melhor não vai mais sentir "vergonha" (inclusive, palavra errada pra esse caso) em relação a isso. A única coisa que sinto falta devido a minha situ financeira é em poder viajar, isso me deixa extramente mal de verdade!
anônima
23/11/2017 16h56
Vergonha nunca tive, mas gostaria de ter um pouco mais de dinheiro para fazer algumas coisas que tenho vontade, como viagens, cursos, etc.
anônima
23/11/2017 23h01
Sim, me sinto bem inferior aos outros.