primeiramente tentaria renegociar a divida, depois disso iria deixar esses 20 mil separados apenas pra pagar essa divida. não adianta nada ter 20 mil e dever até as calcinhas pro banco, que por sua vez aumenta os juros de forma exorbitante.
Sim. Primeiro que eu trabalho com isso. Em cobranças. E precisa saber o valor original da sua divida. Se for realmente 20 mil, voce consegue negociar por um valor um pouco abaixo. Se a divida estiver ja nos 30 mil e ja estiver disponivel pra pagar por 20. pagaria, pois seu nome iria se regularizar no banco central e vc teria acesso a novas liberacoes de creditos, investimenros e afins.
Sendo honesto, a dívida caduca depois de 5 anos, o dinheiro mal investido pode demorar anos para retornar em suas mãos, então eu tentaria renegociar a dívida para pagar sem usar esse dinheiro, caso contrário, deixaria a dívida sumir e usaria esse dinheiro para outros fins.
Sempre existirá dívidas, mas nem sempre existirá o dinheiro para pagá-la, ou seja, desperdiçar oportunidades que você tem o dinheiro pagando dívidas em um país que não tem absolutamente nenhum benefício ao pagar uma dívida, é burrice.
Além disso, começar do zero, não é garantia que você não criará outra dívida, capaz de você pagar os R$ 20.000,00 e três meses depois ter outra dívida no lugar.