Depende de varios fatores da percepção visual.
O primeiro e o mais óbvio é que a percepção/juízo/interpretação da imagem do espelho é afetada por fatores subjetivos, psicológicos e emocionais como também seu corpo muda em especial o das mulheres por causa do ciclo hormonal e também a alimentação.
O formato do espelho causa uma sensação visual (interpretação da imagem) diferenciada. Se o espelho é retangular em pé a tendência é a interpretação dos objetos da imagem serem mais longilineos e magros. Se o espelho é retangular deitado vai destacar na sensação visual as linhas mais horizontais, a sensação de largura. Se o espelho é redondo as bordas da composição dialogam mais com as curvas da imagem do espelho, isso ressalta a sensação de coisas redondas também.
Eu vi um filme ontem que brinca com essa ideia da sensação visual de forma magistral. O Filme "Baleia" do Darren Aronofsky não tem aquele formato de tela a toa. Ele usa um formato que é quase um quadrado porque dialoga de uma forma inclausurante com o jeito de mostrar o personagem principal. Se fosse um formato widescreen um retangulo longilineo deitado o filme seria totalmente diferente:
Agora tem outros fatores sobre a convexidade e concavidade do espelho. Se ele for côncavo a imagem diminuia no seu centro e nas bordas ficará esticada e distorcida. Se for convexo o centro aumenta e as bordas achatam. O nariz é o que mais será afetado caso você centralize o rosto nesses espelhos.
As lentes da camera funcionam dessa maneira também e estão sujeitas a deformações. Além claro da posicao relativa do espelho e do objeto refletido. Se voce tira a foto na linha dos olhos, suas pernas parecem menores e seu tronco maior, se voce tira da linha da cintura, suas pernas ficam maiores e tronco menor.
A diferença na esqueda em cima de uma lente de camera 350mm para uma de 19mm na direita embaixo.
Confiança que traz beleza!