Se ele fosse tão esforçado, não precisaria de um misero ponto para passar na matéria.
Acredito que é por essa razão que a educação no Brasil é precária, porque os professores passam a mão na cabeça do aluno que não estudou adequadamente. Depois formam esses "gênios" que a gente vê por ai.
Não. O aluno precisa tirar a nota minima para poder se formar com decência. Se ele for um aluno esforçado, mas ainda sim não tirar nota suficiente então quer dizer que ele precisa, infelizmente, se esforçar ainda mais. Eu quando cheguei na faculdade não sabia nem o que era logaritmo, aprendi só de olhar o professor aplicando nas formulas no quadro e depois durante uns 10m testando no caderno se funcionava e dava os mesmo valores. Aprendo com facilidade então nunca precisei me esforçar muito, enquanto um colega de classe precisava passar 3h estudando para que pudesse aprender algo que pra mim já foi na explicação. Infelizmente essas coisas acontece, então o aluno precisa saber o seu ritmo e fazer de acordo. Mas que ficaria com uma pena.. pqp ficaria.
Levaria em conta seu comportamento na aula: o quanto ele participa, se tem boa frequência na escola, se faz todas as tarefas e se teve bom desempenho em outras matérias ou está ainda pior nas outras.
Se fosse dificuldade na minha matéria, ou em um tema específico da minha matéria, eu lhe daria o ponto faltante e observaria para ver se ele melhora.
Se for negligência do aluno não daria o ponto.
Se for uma dificuldade de aprendizado geral, seria melhor avisar o corpo docente para detectar a causa.
Acho que depende de qual área eu seria professora, tenho uma prof da faculdade que antes dava ponto para ajudar o pessoal a não ficar de reav, mas ela mudou de ideia quando chegou na clínica e via que ninguém conseguia atender uma pessoa com pc...
Eu parto da ideia que nota não demonstra inteligência de ninguém, é somente um valor subjetivo dado a alguém, baseado em sorte. Eu analisaria o aluno. Então, baseado no histórico dele, na disciplina, daria ou não o 1 ponto.