Se vc pertence a um ambiente onde os valores morais, por exemplo, forem diferentes dos seus, vc terá dificuldade sim. O ideal seria buscar em outros lugares, em outros ambientes, pessoas que tenham as mesmas características que as suas. Não é impossível de encontrar, em um meio adverso do seu, pessoas que sejam compatíveis com vc, mas é bem mais dificil.
A Internet é uma ótima ferramenta para conhecer pessoas com ideais semelhantes aos seus, o único impecilho é que nem sempre as pessoas envolvidas têm condições financeiras para possibilitar um encontro.
Nao sei se nesta estoria seria vc a que vive na periferia e tem dificuldade em achar alguem interessante ali. Supondo que seja isso:
Você pode diversificar os seus meios de convivência: frequentar outros lugares como estudar em uma faculdade, frequentar um curso de formaçao profissional, frequentar ambientes culturais como o de todo o sistema Sesc, teatros, shows, ou baladas que te atraiam. Sempre encontrará gente diferente em todos esses locais, e que possa se conectar nos interesses em comum. Ambientes de trabalho, de lazer como academias, clubes, etc
Eu acredito que possa atrapalhar só se a pessoa deixar que isso a limite, parte de vc construir o mundo a sua volta, independente do lugar ou das pessoas.
Concordo com o @Junior98175 !
Acrescento que tem gente que tem preconceito por pessoas de periferia, mas, isto não é um fator determinante.
Você tem que procurar por pessoas que valorizam as mesmas coisas que você e, principalmente, em você!
Já gostei de uma pessoa da periferia e realmente pesa sim,não é nem uma questão de preconceito não,mas a forma que eles enxergam as coisas é muito precária e ignorante,foi muito desgastante e se eu soubesse o que sei hoje,nem tentaria.
É muito difícil administrar a situação.
Acredito que em alguns casos sim, o que vejo na faculdade onde estudo é que a maioria querer viver a melhor fase da vida e para muitos essa melhor fase não envolve relacionamentos mais "sérios". Mas existem pessoas legais em todos os cantos e fases da vida.