eles respondem
Sou historiador, então minha resposta é meio complexa. A primeira, obviamente, é a agricultura. Pois isso encerrou 95 mil anos de um estilo de vida e deu asas a civilização.
A segunda é mais complexa; eu diria: os juros compostos. Isso criou o capitalismo a partir do século XIII, e permitiu todo o resto: as convulsões sociais, a revolução industrial e a merda do mundo moderno.
Não são invenções pro bem, necessariamente. Ainda invejo a vida do Paleolítico em muitas coisas. Mas se for pra citar duas, cito essas, pra explicar, apenas explicar, o que temos por aí.
As motocicletas, dahora demais bixo
a Internet acho um negocio foda. O mundo se transformou.
A roda e a fogueira
Sem essas 2, não teríamos muitas coisas que hoje temos
Nao é a principal, mas o início do convivio em tribos foi o estopim de todo o resto.
Embora também digam que a dieta onívora permitiu o desenvolvimento do cerebro dos homens primitivos, o que tambem teria sido estopim pra todo o resto
Corrente alternada e continua. Sem essas coisas, não ligaríamos nada. Estaríamos na velinha olhando um para o outro, rs.
A roda.
Imagine como era a vida dos índios americanos, que puxavam e arrastavam as coisas, enquanto povos orientais, europeus, já tinham essa tecnologia?
Outra coisa: O Anzol. O Machado.
Eu imagino como os índios daqui ficaram fascinados ao ver instrumentos tão "revolucionários".
Para mim foi o cesto, ou a cesta, como quiserem chamar.
De palha, de folhas entrelaçadas, de madeira entrelaçada, de barro, até chegar à nós, que podemos carregar muitas coisas em tigelas de porcelana, em baús ou sacolas plásticas ou de feltro ou de muitos outros materiais.
A idéia de criar alguma coisa que pudesse carregar muito mais do que apenas as duas mãos permitiam me parece extraordinária.
Com o passar do tempo o cesto foi sendo aprimorado e substituído, claro. Hoje temos automóveis com porta-malas, navios gigantescos que carregam mais de dez mil contêineres, caminhões enormes, baús de isopores no qual os ambulantes vende água, refrigerantes e cerveja gelados e, tão mais importante: panelas, caçarolas, frigideiras, pratos, copos... Tudo isto começou com a invenção do cesto - alguma coisa que poderia acumular mais do que cabia nas mãos.