Vc tá tão preocupado em criar laços de amizades que tá deixando de viver sua vida
Tá deixando a opinião das outras pessoas influenciar as suas emoções a verdade é que tudo isso que vc tá vivendo vai passar e essas pessoas criando ou não amizade com vc vão sair da sua vida, então no final de tudo isso tudo não importa. Foque em vc faça um esporte cuida do corpo e se vista bem, deixar rolar sem forçar nada.
Te indicar um livro: como fazer amigos e influenciar pessoas
Nossa, passei por algo muito parecido.
Na escola onde estudava, eu conhecia todo mundo, me dava bem com todos e tinha vários amigos. Mas, quando precisei me mudar, tive dificuldade em fazer novas amizades na nova escola e acabei me isolando. Como não tinha amigos no novo bairro, também parei de sair de casa. Antes disso, eu vivia na rua brincando.
No meu caso, ao contrário de você, consegui fazer dois ou três amigos nessa nova escola, o que tornou o ambiente mais agradável.
Mesmo sendo muito tímido, hoje já não tenho tantos problemas para socializar. Acho que fiquei um pouco mais confiante e também passei a me importar menos com a opinião dos outros. Ainda assim, prefiro ficar um pouco na minha e não faço questão de fazer novas amizades.
A verdade é que apenas você pode lidar com isso. Precisa enfrentar seus medos, vestir sua "máscara social" e simplesmente começar a interagir com as pessoas. Como passou muito tempo isolado, é natural que, no começo, você gagueje ou se sinta um pouco deslocado, mas, com o tempo, você vai ganhando confiança e talvez reaprenda a socializar, o que é fundamental para nós, homens, seres sociais.
Se você está na escola, faculdade ou trabalho, é mais fácil, pois já tem pessoas ao seu redor para interagir. Não é como se precisasse sair de casa e abordar estranhos na rua ou em uma balada, por exemplo.
Absorva cultura para sempre ter o que falar. Livros, música, esportes, filmes, séries... sempre haverá um assunto.