Isso não aconteceu comigo.
Passei muito tempo isolado na época em que trabalhava em home office. Cheguei a pensar que tinha perdido todas as minhas habilidades sociais, até porque, quando voltei ao trabalho presencial, fiquei mais na minha, falava pouco com os colegas e mantive esse comportamento até recentemente.
No entanto, por alguns motivos, no final do ano passado, acabei sendo forçado a socializar com várias pessoas que eu nunca tinha visto antes. No começo, fiquei com medo, pois achava que era quase um inapto social e que passaria muita vergonha ao interagir com os outros. Mas, para minha surpresa, aconteceu exatamente o contrário.
Fiquei impressionado com minhas próprias habilidades sociais e com a facilidade que tive para conversar com todo tipo de pessoa. Praticamente todos os colegas com quem trabalhei nesse período manifestaram interesse em trabalhar comigo novamente, o que me fez acreditar que fui uma companhia agradável para todos.
O que quero dizer é que todo esse período de isolamento social não me afetou negativamente, pelo menos não de uma forma perceptível. Na verdade, acho que hoje sou ainda melhor em socializar do que na minha infância e adolescência, período que eu considerava meu auge nesse aspecto.
Mas cada pessoa é diferente. Para alguns, o isolamento e a falta de contato social podem ser extremamente prejudiciais e deprimente. O ser humano é naturalmente social e precisa desse contato para se desenvolver. Ninguém existe completamente sozinho, eu sei.
No meu caso, porém, esse período serviu como uma oportunidade para me conhecer melhor e me deixar mais seguro quando sozinho. Quero dizer, eu não quero fazer amizades e pertencer a grupo por medo de ficar sozinho, como era na escola, por exemplo.
Ninguém queria almoçar sozinho, né, kkkkkkk.
Óbvio que não sou uma pessoa muito saudável mentalmente, sou bem pra baixo, reconheço, mas isso não tem nada a ver com o isolamento.