0
84  23/02/2025 21h30

Estou passando por um momento delicado, tenho 19 anos, moro com meus pais , na zona rural. Afastado de tudo. Sou estudante e estou lutando pra em breve entrar na faculdade. Passo em casa, auxiliando minha mãe e minha avó e estudando. Aqui não tem ninguém pra amigar. Nunca namorei. E tá fazendo calores terríveis aqui e eu fico estressada . Meus pais estão praticamente prestes a se separar ( minha mãe foi traída pelo meu pai) , passaram a noite inteira discutindo, discutiram meio dia e provavelmente vão discutir a noite. Me sinto solitária , sem ninguém. Minha mãe vem todos os dias desabafar pra mim , e eu sei que é difícil pra elas eu a ouço, dou suporte e tudo, aconselho ela. Mas eu sinto um peso , sabe? Sei lá, como se eu tivesse que lidar com algo que eu não escolhi .

entre na sua conta para poder responder.
elas perguntam
1 3
eles respondem
23/02/2025 18h58
Permaneça estudando. Ainda estás em idade para estar na luta para fazer a sua vida. Não precisa se cobrar tanto em relação à situação dos seus pais, pois não é uma questão que depende de você.

Foque no seguinte pensamento: você só pode mudar aquilo que você tem controle.

Você pode controlar seus pais e o destino da relação deles? Não. O que então você tem que fazer? (1)Estudar, (2) entrar numa faculdade, (3) arrumar um emprego e (4) cuidar do que de fato é seu. Percebo que sua mãe desabafa com você, então, se puder, e se sentir que isso te deixará melhor, desabafe com ela também. Afinal ela tem que entender que não é só ela que está passando por dificuldades e que precisa desabafar, mas você também.

Retire o pensamento de que você é um peso. Não é. Tanto que sua mãe desabafa com você, e isso certamente não é um peso, mas um alívio para ela. Você está em processo de criação do seu futuro, e precisa continuar. No mais, o que você precisa fazer mesmo está naquela lista numerada que te dei, pois é o que de fato pode mudar sua vida. Foque nisso.

Amigos você encontrará a partir do ponto em que se soltar um pouco da sua casa.

Outras recomendações são: (1) ter um diário, (2) ver vídeos de psicólogos no YouTube (recomendo muito o Marcos Lacerda), (3) considerar uma terapia e (4) focar em hobbies.
elas respondem
anônima
anônima
23/02/2025 21h09
Melhoras, amiga
anônima
anônima
23/02/2025 21h24
Já pensou na sua fase adulta passar por algo assim e sua mãe ter esse msm pensamento?? “Ela que se foda ora lá, não foi algo que escolhi”.

Ninguém escolhe sofrer. Vc deveria se sentir bem em ajudar a sua mãe ao menos ouvindo os desabafos dela… traição dói na alma.
anterior
Trabalhei uma semana, pedi pra sair e não ganhei nada, o que faço?
próxima
Quais os melhores smartwatches para vocês?