elas respondem
"O homem só será livre quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre." (Denis Diderot)
Encerro aqui minha participação.
Apoiaria só pra cortar a cabeça de geral kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ha essa ideia para o brasil. inclusive, a propria constituição de 88 foi feita para um sistema parlamentarista, mas com a decisão popular não foi levado adiante, porém acho que pode vingar futuramente no brasil algo nesse sentido.
eles respondem
Com certeza aprovo. Para quem diz que é um sistema atrasado ou "tirano", digam-me: o quão ditatoriais ou atrasados são o Japão, o Canadá ou a Austrália?
Não se deve confundir monarquia parlamentarista com monarquia absolutista. São duas formas de governo completamente divergentes, onde a única coisa em comum é a presença da Corte.
Os monarcas não são criados para serem políticos, mas sim para dedicarem suas vidas ao país. Recomendo ver a entrevista de Dom Bertrand, o segundo na linha de sucessão ao trono imperial brasileiro, no The Noite e, para os desinformados, algumas leituras sobre os tipos de monarquia e república.
Olha, eu vejo a vantagem de que uma estrutura corrupta poderia ser facilmente diluída dentro de um sistema parlamentarista. A tendência geral é de representantes não se darem com o parlamento, e uma dissonância de objetivos é essencial para que não haja coesão entre eles. Importante porque essa coesão que facilita complôs combinados pra parasitar. Fora que monarquia chega até a ser menos intervencionista que esse sistema semi-ditatorial que tá aí. Pra mim parece uma boa ideia
Eu apoiaria, com certeza.
Na minha opinião, o melhor líder/governante q o Brasil já teve, foi D. Pedro II.
Gaucho, nosso maior problema é o parlamento! O presidente nem tem mtos poderes nesse nosso presidencialismo de compadrio.
Se tivessemos um legislativo minimamente viável, poderia ser presidencialismo, parlamentarismo, monarquia parlamentarista, que a coisa ia andar firme pra frente
se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão!
É só observar, os países com altos níveis de desenvolvimento são monárquicos. (Bélgica, Inglaterra, Espanha, Luxemburgo, Noruega, e a grande DINAMARCA)
O único país que deu certo a república foi os EUA.
Com certeza, se tivesse outro plebiscito, como o de 1993, votaria a favor da monarquia e do parlamentarismo. Agora o que podemos fazer é espalhar informações corretas sobre a monarquia e o legado de Dom Pedro II, homem que respeito bastante e que, com certeza, nenhum presidente repetirá seu feito. A única vantagem que a república brasileira tem em relação a monarquia é a facilidade de desenhar sua bandeira.
Vou deixar de recomendação o canal TV Imperial:
https://www.youtube.com/channel/UCiBPQZEYnTpoP7C2uNh_zQg
Fiquei pensando aqui na possibilidade.
O primeiro-ministro jamais seria um dos últimos presidentes nem os candidatos a presidente deste ano.
Só aí seria lucro.
Mas o poder da monarquia teria que ser nulo, igual no Japão por exemplo.
Entre a monarquia parlamentarista e o parlamentarismo presidencial prefiro a monarquia pelos custos.
Acho que seria bom. O brasileiro tem necessidade de um herói, o monarca teria este papel. Evitaria surgir heróis temporais.
Seria trocar seis por meia duzia porque o legislativo que é o problema. Se a população é corrupta o governo também o será, pois o políticos vêm dela. O lado bom do parlamento é que ele pode ser todo dissolvido, mas no Brasil não vai adiantar. Não agora.
Sinceramente? Eu apoiaria só pra ver o que iria acontecer a longo prazo porque manter o status quo definitivamente não mudará nada.
Se Império fosse bom, os jedis o defenderiam :P
República é uma forma mais moderna, sofisticada e racional de governo. Vide Roma e Atenas.
Monarquia só faz sentido quando há uma forte tradição por trás. A tradição e autoridade associada à família real brasileira já se perdeu, então não faria sentido restabelecê-la. Atualmente temos os militares exercendo um poder moderador informal.
Acho que quem é instruído desde cedo, aprende que governar é responsabilidade e não um pé de meia, é mais capacitado que qualquer populista, demagogo ou "mito".
O problema da monarquia é o mesmo da república, os representantes não são eleitos por capacidade. Ou é por interesse do monarca ou é pela burrice do povo.
É o Brasil não tem monarquia. A monarquia extrativista portuguesa é que transformou essa terra desde o começo nessa bagunça que é. E veja Portugal.
Logo monarquia que nos transforma em colônia não iria salvar o Brasil. Mas poderíamos querer que o Brasil passasse a ser de outro pais, como Califórnia virou parte dos EUA?
Desprezo qualquer tipo de nobreza ou sangue real, mesmo com o "milagre econômico" do Brasil na proximidade do fim do segundo reinado.
Aqui nem Godzilla resolve.