Infelizmente o Brasil adota muitas políticas ultrapassadas e fracassadas, além de não fornecer os incentivos corretos para que os pequenos empreendedores possam prosperar.
Não é que as leis sejam rígidas, é que todo o sistema é muito ultrapassado, complexo, lento e punitivo. O estado não fornece uma boa infraestrutura e segurança para os comerciantes, não existe uma boa estabilidade econômica para que eles possam se programar, os juros são historicamente altos o que desfavorece a tomada de empréstimos e investimento em capital produtivo, fora que a lei tributária do país é toda complexa, ferrada, antiquada, e até meio alta comparada com países do mesmo nível.
A liberdade econômica está nas condições que o estado deixa o país para que as pessoas possam investir e prosperar. Não adianta não ter regulamentação se o estado não fornece o mínimo para que um negócio tenha seu espaço e possa progredir dentro do sistema. Está tudo interligado.
Não é bem assim, se eles dessem total liberdade, o pessoal poderia tentar fazer qualquer merda, fora que a prefeituras é o governo precisam arrecadar fundos
Porque as leis brasileiras gostam de ferrar com a vida dos comerciantes. O objetivo é claro: roubar o dinheiro de quem movimenta a economia por meio de impostos.
Sim, sou a favor da liberdade econômica, inclusive, existe a lei 13874/2019 que regulamenta a liberdade econômica para que todos possam exercer sua profissão de baixo risco sem depender de Alvará ou qualquer outro tipo de documentação.