O contexto da época não permitia. Mulher e nada naquele tempo eram a mesma coisa, ainda assim o evangelho mostra que Jesus teve um olhar especial pras mulheres.
Quando analisamos as situações que os apóstolos enfrentaram, como:
- Navegar em Alto Mar
- Passar horas sem comida
- Andar por kilometros, as vezes até tendo que mijar e cagar no caminho, onde haviam animais peçonhentos e selvagens
- Falar e ser respeitado pela multidão de pessoas
- Viajar para curar pessoas a Kilometros de onde estavam.
Para o contexto histórico da época, iria expor uma mulher a muitas situações constrangedoras. Se os apóstolos ficaram esgotados, imagine uma mulher? Que por natureza já tem o corpo mais frágil?
Quando a mulher tem o período menstrual, ela fica fragilizada. Imagine? Jesus mandando a apostolo ir para uma região montanhosa 2 dias dali andando enquanto esta menstruada?
Mas embora ele não tenha escolhido mulheres como apostolo, ele fez questão de enfatizar a importância de cada uma delas... e ensinou esse pensamento aos seus apóstolos.
Meu amigo, vc está avaliando uma situação que ocorreu no oriente médio há DOIS MIL ANOS.
Em 1980 os negros tinham banheiros separados nos EUA... tenta imaginar a diferença de um povo que habitava o outro lado do mundo há dois milênios atrás.
Não se havalia a história de um povo com os olhos de hoje, vc tem que entender a cultura e os costumes da época.
Jesus não escolheu mulheres entre os doze apóstolos possivelmente por razões ligadas ao contexto histórico, cultural e simbólico de seu tempo. No mundo judaico do século I, as mulheres eram geralmente excluídas de papéis públicos e religiosos de liderança. Assim, a escolha de doze homens facilitava a aceitação social e a continuidade da missão em um ambiente patriarcal. Além disso, os doze apóstolos representavam simbolicamente as doze tribos de Israel, fundadas pelos doze filhos de Jacó, todos homens — o que reforça o simbolismo masculino nessa escolha.