É complicado, moça... O TDAH, é considerado uma deficiência invisível, mas não é reconhecido legalmente como uma deficiência que dá direito a uma vaga PCD.
E porque é "deficiência invisível"? Porque os desafios que ele traz, muitas vezes não são visíveis claramente para os outros, ao invés disso, recebemos rótulos sociais e julgamentos bem desagradáveis.
Eu, por exemplo, sou uma pessoa com deficiências invisíveis, mas, assim como no caso da sua irmã, não tenho direitos legais para vagas no mercado de trabalho. Por enquanto, eles só são garantidos para pessoas com deficiências físicas, sensoriais e intelectuais.
E se mesmo assim causa limitações graves à ela, o que vocês podem fazer é buscar por uma avaliação detalhada que mapeie o grau dessas dificuldades (avaliação neuropsicológica) e emitir um novo laudo médico (psiquiatra ou neurologista de preferência especialistas em TDAH) com essas especificações. E claro , buscar intervenção e tratamento depois disso.
Isso é mais uma comprovação dessas dificuldades.
Isso pode ser um passo para, em alguns casos, conseguir algum tipo de adaptação no ambiente de trabalho, faculdade, e outros direitos, dependendo da gravidade e impacto nas atividades diárias.
O ideal é que a partir da emissão desse laudo, ela fale sobre isso em entrevista de emprego e apresente ele como comprovação caso haja algum questionamento. Não é garantia de que a empresa vai contratar (até porque a gente sabe como muita coisa funciona errado), mas pode ajudar bastante durante o processo seletivo.
Pessoas com TDAH podem trabalhar
Tem sempre empregos em que se consegue algo...
E também tem maneiras de contornar essas coisas que tornam a pessoa lenta etc.
Geralmente a pessoa não tem regalias (no máximo um apoio financeiro até X idade), visto que não é considerada limitante (é mas não o suficiente)