de vista de ações julgadas como apropriadas para os animais humanos, que raciocinam de vez em quando, na maior parte do tempo o ser humano é só um animal, como o chipanzé e os cachorros. É um fato nào é mesmo?
Pra Nietzsche a moralidade é mera construção do meio social, mas eu acho isso uma leitura muito simplista e superficial, já que se ela foi criada pelo meio é porque teve um razão compulsória que resultou nesses valores que adotamos até hoje
Mata alguém, ou bate na porta de alguém que você não gosta e da um soco na cara dele(a), e se chamarem a polícia pra você diz que não existe certo e errado, que isso é uma construção social, que bem e mal não existe.
Vamos, faz tudo o que te der vontade, seja revolucionário!
Afinal, isso é coisa da cabeça do povo, construção social.
___
Edit: o bem e o mal existem, o bem é só um, e o mal também. Existe a mentira e a verdade, e a verdade sempre será só uma.
E quais são os seus valores e limites? Até onde você pode ir se isso te beneficia, mesmo que prejudique e machuque as pessoas ao redor ? Você vê o horror e sofrimento por aí é consegue não sentir absolutamente nada, não achar que isso é o mal?
O que me assusta é que eu poderia desejar e amar alguém assim, mesmo ele sendo egoísta e não tendo qualquer empatia ou responsabilidade afetiva comigo, mesmo ele me machucando várias vezes seguida porque se quer consegue distinguir o que é o certo ou errado, e só conseguisse ver tudo pela perspectiva do benefício próprio, e seria um amor fadado a dor desde do início.
Se ao dizer que a verdade não é objetiva, ou seja, a verdade é subjetiva, você acaba aceitando que existe uma verdade objetiva e absoluta e se existe uma verdade objetiva e absoluta, por que você nega as verdades que você não acredita ou não gosta?
E se existe uma verdade objetiva e absoluta, qual é essa verdade? Questionamentos que deixo para você refletir.
Há coisas que claramente são erradas, não é uma questão de perspectiva, mas do que parece ser justo para a maioria.
Por exemplo, matar alguém, não tem como justificar um ato horrendo desse, ninguém tem o direito de invadir a vida alheia assim.
Estuprar alguém é violência pura, é invadir um espaço de outra pessoa que não foi convidado, não há meio termo ou justificativas, qualquer pessoa com sanidade mental vai perceber a maldade por trás de uma ação dessa.
Agora, ações próprias como fazer sexo fora do casamento, bater punheta...e coisas assim, aí sim é uma questão de perspectiva pessoal.