Exemplificando, uma mulher que apanha do marido, mas que não o abandona porque depende financeiramente dele, tem filhos, não tem pra onde ir. Manter esse relacionamento é uma escolha autodestrutiva,certo? Por acomodação, inércia, medo ela escolhe não sair dessa situação nem arrumar um emprego, pedir ajuda a alguém, ou seja, continua atada ao sofrimento.
Por fim, vocês acreditam que exista prazer no sofrimento? Que temos mais tendência a nos destruirmos do que crescermos?

elas perguntam
8 1
eles respondem
anônimo
04/08/2015 11h57
Não, não acredito que haja prazer no sofrimento.
No caso em tela, a mulher continua sob o mesmo teto do homem que a agride por vários motivos.

Tais motivos vão, desde os concretos, como, dependência financeira, falta de apoia da família, e o auto sacrifício pelos filhos. Além de outros motivos mais difíceis de compreender, como, baixa auto estima, falta de perspectiva de vida, e até uma submissão inconsciente da mulher perante o homem.

Esta mulher não é feliz. Ela não queria estar nesta situação. E a probabilidade dela conseguir se desvencilhar de todo esse inferno, é mínima, infelizmente.
06/08/2015 15h49
Acho que toda vez que nós abandonamos a escolha de recomeçar estamos nos autodestruindo por inércia
04/08/2015 11h57
Sim, manter uma relação como no exemplo só vai fazer com que ela não tenha amor próprio. Lugar pra ficar sempre se pode contar com um amigo ou parente até se estabelecer financeiramente e provavelmente os filhos ficariam com a mãe e receberiam pensão.

Não acho que exista prazer no sofrimento mas sim uma incapacidade, seja por quais motivos, de não perceber o que está acontecendo.

Agora quanto a destruir ou construir isso depende de cada pessoa, tem pessoas que só sabem se destruir, mesmo quando constroem algo positivo e não percebem o que fazem, conheci uma pessoa assim, mas ela fazia por achar que não merecia a felicidade. Outros destroem algo mas aos poucos constroem algo mais forte. Não creio que exista uma pessoa que só cresça sem nunca ter tido um baixo.
anônimo
04/08/2015 12h17
@Kdomingos às vezes essas mulheres apenas estão reproduzindo o que viam em casa. Em geral, mas não sempre, mulheres abusadas são fruto de pais ou irmãos abusadores, então para elas esse tipo de relação autodestrutiva é comum, já que é a única que conhecem.
Só favor, não confundir abuso físico e moral com abuso sexual, eles não necessariamente acontecem em concomitância.
anônimo
04/08/2015 13h05
Com esse contexto que você disse, aí tu me pergunta se existe prazer no sofrimento? kkkk
Caralho.

Acho que nesse caso, é falta de opção+medo, mas sem dúvidas, tem gente que curte se fuder mesmo.
anônimo
04/08/2015 13h12
Acho que existem categorias de pessoas como Lideres, sub lideres etc...
E a dela é ser submissa por medo de enfrentar o mundo e dar a cara a tapa.
anônimo
04/08/2015 23h03
Se existir prazer no sofrimento pode algum distúrbio, sei lá.
Nessa situação, a pessoa prefere encarar o mal (no caso, a agressão) para evitar algo que ela vê como um mal maior (passar fome, expor a vida pessoal a terceiros, perder a companhia da pessoa por quem é apaixonada) aconteça, ou mesmo na esperança de que, suportando esse mal, surja um bem (no caso, a pessoa deixe essa conduta e se torne amorosa novamente).
Essa é minha opinião, mas não sou psicólogo. kkk
elas respondem
04/08/2015 17h17
Eu acredito q pra algumas pessoas é maia fácil n enxergar a autoconstrução em momentos de destruição.
Ngm quer se autodestruir e qdo isso acontece é pq a pessoa pode ter diferentes sentimentos q a impeçam de erguer a cabeca

Nesse caso q citou em me.indago sempre ..pq elas se permitem a viver com esse verme?
Eu n consigo julga-las, pra mim é fácil pois sou mto bruta e n tenho medo de ngm..
Mas há várias questões...
-independência financeira
-filhos ( n podemos contar com tdo mundo nessa vida)
- medo de perder a própria vida ( msmo ela já estando perdendo neh)
- medo de retaliações pra cima dos filhos
- medo de ngm acreditar nela
- medo de ser julgada como mae solteira
-medo da justiça n dar o apoio necessário
...
Enfim..só quem passa ou passou por isso pode falar sobre isso.
É triste.. Mto triste. :/