Irei resumir a atual, Irã e Israel, de forma bem leiga pra ti conseguir entender: Israel e Irã estão em guerra. Tudo começou quando Israel alegou que Irã está comprando urânio e produzindo armas nucleares ilegalmente, ai Israe latacou bases militares e nucleares do Irã, destruindo instalações importantes e matando generais e cientistas. O Irã respondeu lançando mísseis e drones contra cidades israelenses, atingindo hospitais e civis. Israel revidou com mais bombardeios. A coisa ficou ainda mais séria quando os Estados Unidos entraram na guerra do lado de Israel, bombardeando o Irã com aviões super avançados e mísseis. Agora, o Irã promete vingança, Israel quer continuar destruindo tudo que for ligado ao programa nuclear iraniano, e os EUA estão ameaçando ir ainda mais longe. Enquanto isso, outros países estão tentando impedir que a guerra fique maior ainda e envolva o mundo todo. É uma treta de verdade, com armas modernas, ataques aéreos e risco de virar algo bem mais sério.
A guerra envolvendo Israel, Irã e os EUA está se tornando uma guerra direta, a escalada direta acontece em um cenário de décadas de tensão.
Israel iniciou uma campanha militar contra o Irã em 13 de junho de 2025, focando em suas estruturas militares e nucleares, do jeito q vc ta lendo Israel fez. Esses ataques resultaram na morte de importantes oficiais militares e cientistas nucleares iranianos.
* A retaliação do Irã: O Irã retaliou com ataques de mísseis e drones contra Israel.
* Intervenção dos EUA: Os Estados Unidos se envolveram diretamente, lançando ataques aéreos contra três locais nucleares iranianos em 22 de junho de 2025.
Estamos diante de uma Pika do karalho esse é o cenário da Guerra Irã x Israel e EUA.
Basicamente é uma briga a anos só que aí o Israel meio que "mexeu" novamente com o Irã, e eles diferente da Palestina foram para guerra ,e o Donald Trump quis tentar apaziguar a guerra onde o Irã pediu autorização para o Donald Trump para matar o presidente do Israel mais ele não deixou, por um tempo o Irã obedeceu mais depois não ligou mais e pronto e disse que ia matar para acabar a guerra, o EUA então por eles não obedecerem deram avisos mais eles não arcaram e aí o EUA entrou na guerra também.
Israel bombardeia meio mundo usando argumento de "antissemitismo" pra todo mundo que se opõe ao que eles fazem, então eles se aproveitam e fazem que quiserem. Assim, eles bombardearam o Irã por achar que o Irã tem base nuclear porque o Irã não assinou acordo anti bomba nuclear (faz algum sentido bombardear alguém que em tese teria uma bomba nuclear pra revidar? Não. Na verdade eles acham que eles estão só desenvolvendo uma bomba nuclear. Agora faz sentido, pois acham que a bomba não tá pronta).
Aí o Laranjão a.k.a. Trump ("há pessoas que só são famosas porque são laranja." GALLAGHER, Liam.), como bom puxa-saco de Israel, disse que descobriu duas áreas onde o Irã estaria desenvolvendo essas bombas e os EUA bombardearam esses dois lugares pra que o Irã não termine a bomba.
(Antes que algum abobado ache que eu tô puxando o saco de muçulmano, eu não puxo, mas sei que cutucar povo islâmico é pedir pra ter guerra porque diferentemente dos cristãos que dão a outra face os muçulmanos revidão pesadão. E Israel tá exagerando la em Gaza deixando a galera com fome, o povo nada tem a ver com isso, não é defender muçulmano mas é assumir que os israelenses estão puxando muita confusão)