eles respondem
Não, ninguém tem porque não existe...
Acredito que sim, mas como uma energia que sai de Deus pra da o folego da vida pra eles, e quando morrem, essa energia volta pra Deus.
Sim, a bíblia diz que sim, apesar de que eles não possuem o mesmo propósito que os humanos, logo não serão julgados por pecados ou algo assim.
Sinceramente, não sei. Não acho que Deus criaria os animais para nada, mas se para ir para o "céu" a pessoa tem que fazer coisas boas, o que um animal teria de fazer para ir para o céu? E como um animal aproveitaria o pós morte se não tem consciência? E um animal não é mais puro que um ser humano de maneira alguma, quantos você não por aí matando as próprias crias, ou matando apenas por prazer (em geral gatos, orcas e golfinhos) ou pegando a própria genitora ou esse tipo de coisa, animais não são melhores do que humanos e muitas atitudes que são consideradas ruins em nós, são as que nos aproximam deles. O cachorrinho, o cavalinho e os bichinhos de estimação são mais de boa, porque eles foram selecionados por nós para serem mais parecidos com a gente, mas tem muito bicho "ruim" por aí
Acho que em algumas religiões (como o Hinduísmo e o Budismo) acreditam que os animais têm alma, muitas vezes partilhando a mesma essência espiritual que os humanos. Outras (como o Cristianismo tradicional) geralmente reservam a alma imortal e racional apenas para os humanos, embora existam correntes teológicas que contestam isso. A filosofia está dividida: o dualismo (como em Descartes) via os animais como máquinas sem alma, enquanto outras visões (como o pampsiquismo) sugerem que a consciência ou uma "alma" de algum grau está presente em todos os seres vivos. Na filosofia tem variadas escolas que estudaram o tema como: Dualismo (Platão, Descartes), Hilemorfismo (Aristóteles, Tomás de Aquino), Monismo Materialista, Pampsiquismo/Panenteísmo. Mas a tendência da sociedade atual, tanto na teologia quanto na filosofia, é de maior abertura para reconhecer uma continuidade entre a experiência humana e animal, seja através do conceito de alma, seja através do conceito de consciência.
Sim, Gui! Passarinho tem alma de passarinho!
Não tem alma, pois nao possui a capacidade que temos de compreensão, pluralidade de comunicação.
Animais vivem somente para comer, procriar e ganhar território.
Mesmo que sintam afeto, carinho e brinquem, na qual não são todos animais que fazem isso, mesmo assim nao tem compreensão e consciência que temos.
Todo mundo que responder vai estar pensando em "alma" de uma forma diferente ou desconsiderar a relevância do conceito, então não vejo sentido discutir. Só se fosse entre um grupo de uma mesma religião que tenha uma definição rígida de alma (que não são todas). Eu particularmente prefiro focar no tangível do que em suposições metafísicas, então o que posso constatar é que eles têm uma cognição abstrativa muito mais limitada, mas participam do mesmo "motor" que espalha a vida pela Terra e têm um desejo de continuar vivo como nós (e como a maioria dos animais), ou seja, são relativamente especiais, mas fica difícil conversar sobre esse assunto sem estender muito as definições das coisas, porque é um assunto infinitamente grande.