Concordo em gênero número é grau com o @leonardo1985, mais isso está diminuindo, eu mesma era uma noveleira daquelas, hoje em dia eu nem assisto mais a globo, enxerguei a manipulação imbuída, e outra a qualidade das novelas caíram muito de 8 anos pra cá, é tanta coisa absurda, eles insultam a sua inteligência com umas histórinhas ridículas sem pé nem cabeça, da asco as novelas da atualidade.
Eu costumava criticar a globo.
Mas cara, aquilo lá é um canal de entretenimento. Não é um canal educativo. Ela não tem obrigação nenhuma de educar os brasileiros. O telespectador tem um controle remoto na mão, não muda de canal ou desliga a tv e vai ler um livro pq não quer. Ela não obriga ninguém a assistir nada, apenas transmite o que o povão quer ver.
Lei da oferta e da procura. A Globo oferece em grande quantidade esses lixos, por que há quem os consuma. Duro é que não recicláveis e pior ainda, quem desse lixo se alimenta, se intoxica severamente e não percebe que se torna alienado.
A globo faz tantas novelas porque sabe que tem público, ou melhor, audiência o suficiente para isso. E mesmo que outros canais tentem fazer tantas novelas, ainda sim, a globo será líder de audiência, pois sabe abordar exatamente o conteúdo e fazer uma trama que 'prende' a atenção do "público fiel."