imagino que se for algo q nn fuja do controle é essencial pq ciumes é um meio de vc ver q aquela pessoa se importa com vc e q mt provavelmente ela vai te valorizar
Um pouco de ciúme pode até temperar a relação, mas o excesso sufoca. Viver com alguém extremamente ciumento é viver em uma prisão emocional (as vezes até física).
Não acho essencial nem bonitinho nem saudável. Eu não romantizo ciúmes porque a fonte dele é a insegurança e isso é algo ruim, porém eu entendo que ele é inevitável porque ninguém está imune a sentir insegurança. Por mais que a pessoa pague de evoluída, se ela gosta, ela tem medo de perder. Uns mais, outros menos, mas todo mundo tem medo.
Se for demais, sufoca e acaba minando o relacionamento.
Depende do nível de ciúmes, tem uns que é até de boa sentir aquele leve ciúmes. Agora se for um que chega a ser obsessivo e doentil, pode ter crteza que a pessoa é insegura 100%.
ciúme leve e passageiro é até gostosinho, demonstra q a pessoa se importa. O problema é quando ele vira posse e ansiedade constante, aí é insegurança e prejudica muito qualquer relação
Ciúme é vaidade. Uma fraqueza.
A mulher deve demostrar respeito, se outro homem se aproxima dela, a forma como ela age vai dizer se há respeito ou não.
Se ela der abertura não há respeito, a relação deve acabar.
Se ela não der abertura há respeito, possível virtude no relacionamento.
Que nível de ciúme?
Se for aquele ciúme excessivo, controlador, uma pessoa possessiva, aí não tem Cristo que aguente! Isso acaba com qualquer relacionamento.
Agora aquele ciúme de leve, que apenas demonstra que se importa, que demonstra cuidado, zelo e medo de perder a pessoa, aí ok. É até saudável.